sexta-feira, 6 de maio de 2011

Momento Culinário


Creme de galinha

ingredientes


  • 1 peito de frango
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de milho
  • 1 pacote de queijo ralado tipo parmesão
  • 2 caldo de galinha
  • verduras para temperar galinha
  • 500g de trigo
  • 1 litro de leite
  • 1 pacote de azeitona 200g

modo de preparo

Tempere a galinha e cozinhe. Guarde o caldo se ela tiver coro da galinha passe no liquidificador e depois coloque na panela. Passe no liquidificador, o caldo de galinha com o leite, o trigo, aos poucos, e coloque na panela como caldo que sobrou da galinha.
Não esqueça de retirar a galinha da panela e desfiar, depois de passar todo o trigo com o leite no liquidificador e colocar na panela, você acrescenta a galinha, o milho, a azeitona, todos juntos na panela, e mexe até ficar grosso. Por último, o creme de leite por apenas uns 10 minutos e pronto ele pode ser servido com arroz e passas.

CÉU COR DE ROSA



Numa Escola de Ensino Fundamental, uma menina de 7 anos faz um desenho de uma paisagem com tintas coloridas.
Era a tarefa do dia na aula. Pintar um lugar onde eles gostariam de estar.
A menina se esmerou com a palheta de cores, e produziu, empolgada, sua obra de arte.
Ansiosa, levantou-se da cadeira e foi mostrar à professora.
Ao ver a pintura, a educadora notou algo estranho já de súbito.
Disse baixinho um Muito bem, para incentivar a criança, fez um carinho e pegou o desenho em mãos.
Os trabalhinhos seriam expostos no outro dia no mural da Escola.
No intervalo para o lanche, a professora não se conteve, pegou o desenho e foi mostrar às outras que se encontravam na secretaria da Escola.
Ela queria uma opinião sobre aquilo. Algumas delas eram mais entendidas em psicologia infantil, e quem sabe poderiam ajudá-la a decifrar o que estava pintado ali.
O que será que ela quis dizer com isso? Isso deve estar mostrando algum sentimento, algo que ela tem guardado. O que será?
As amigas de profissão não souberam dizer. Algumas disseram que não era nada, que não deveria se preocupar. Mas ela estava encafifada.
Voltou à sala de aula, e resolveu que, ao final do período, iria conversar com a menina e perguntar a ela o que significava.
Chamou-a então, com discrição, à sua mesa e perguntou, com a pintura na mão:
Querida, você pode explicar algo para mim? - A criança acenou com a cabeça.
Se o céu é azul, por que você desenhou um céu cor-de-rosa?
Mas o céu não é azul, professora! - Respondeu ela, com educação.
Quem diz que o céu é azul é analfabeto de céu!
Ontem, no final da tarde, o céu, atrás de minha casa, estava assim, rosa.
Esses dias vi um céu laranja! À noite ele é sempre preto, ou azul escuro, mas de dia ele pode ser cinza claro, cinza escuro, vermelho...
Sabe... Uma vez vi uma tempestade tão grande no céu, que ela chegou a pintar o céu de verde! Não é todo mundo que acredita, mas eu vi, era verde.

* * *

A menina fez um verdadeiro discurso sobre as cores do céu, deixando boquiaberta a professora desatenta.
Ela nunca havia parado para pensar nisso. Aceitou tão facilmente a verdade, o clichê de que o céu é azul, que acabou esquecendo a variedade de cores possíveis no zimbório terreno.
Percebeu então como as crianças têm uma sensibilidade admirável, e que muito tinha a aprender com elas.
Com certeza, na próxima vez, antes de achar que possa existir algum problema numa criança, iria se analisar, para perceber se não era sua sensibilidade que precisava de escola.

* * *

Toda criança é especial, e merece ser tratada como tal.
Da mesma forma como nem sempre o céu é azul, cada criança tem suas particularidades, e os educadores precisam estar atentos a elas.
Não se pode usar uma mesma fórmula, um mesmo padrão de ensino ou educação no lar, para todas as crianças.
Faz-se necessário ajustes, adequações, atenções individualizadas.
Todo céu é belo, mesmo sendo amarelo, rosa, vermelho ou negro.
Vamos observar mais a nossa volta.
Com esse exercircio talvez melhoremos mais e julguemos menos

Redação do Momento Espírita

quinta-feira, 5 de maio de 2011

COMPREENDA E ACEITE SEU EU OCULTO


O primeiro passo para você brilhar

A sensação de estar desconectado de si mesmo e do Universo é desconcertante e, em algumas oportunidades, angustiante.

Nestes momentos aparece a dúvida acerca de nossa missão evolutiva, o medo de falhar, a sensação de estar privado de proteção espiritual, a ansiedade, com o intuito de compreender os motivos que nos levam mais uma vez a voltar a este estado mental, emocional e espiritual em desequilíbrio.

Quando estamos felizes, conectados, em sintonia equilibrada temos a impressão que sempre será assim. Tudo acontece, a coragem se aproxima, a força, a disposição estão presentes, estamos cientes do nosso propósito divino e o quanto somos abençoados e protegidos.

Porém, como nossa vida é composta de ciclos, que iniciam e findam a todo momento, de acordo com nossas experiências a aprendizados, diversas vezes voltamos ao nosso interior, a fim de compreender nossas emoções e sentimentos em desalinho e curar nossas feridas. Após, como a Fênix, ressurgimos das cinzas, retornando com mais força e coragem para prosseguir nossa jornada evolutiva.
E não há nada de errado com isso, pois esses momentos de aparente sofrimento e dor, desconexão e dúvidas, nos mostram a capacidade de mudar, transformar e se reinventar a cada ciclo.

Contudo, é de extrema importância entender que somos compostos de um lado luz e outro sombra, razão pela qual encarnamos na Terra, planeta ideal para que os sentimentos em desalinho se manifestem, para que possam ser transmutados e transformados.

É preciso entender e aceitar o Eu Oculto, principalmente nos momentos em que ele prevalece sobre nossa consciência. Brigar com a parte sombria que habita nosso ser apenas piora e retarda o processo de libertação.
É oportuno ter ciência que somos nós mesmos que criamos os monstros internos e externos que travam nosso progresso. O medo, a falta de confiança, a incerteza, a dúvida, a desconexão são energias criadas pelo Eu Oculto e precisam vir à tona para que sejam libertadas.

O querer colocar-se na posição de vítimas e encontrar culpados para as situações em que estamos inseridos, a desaprovação de terceiros perante nossas atitudes, o temor da crítica alheia, também são monstros inventados por nós.

Quando não recordamos nossa origem divina e agimos orientados pelo Eu Oculto somos nossos maiores inimigos. Portanto, temos que compreender que na escola terrena vamos enfrentando nossos monstros, nossa parte sombra, para nos purificamos. Desta maneira, não a neguemos.

É necessário aceitar a manifestação dos sentimentos nefastos que confundem nossa mente e dificultam sentir com o coração. Mas claro, agir com resignação e não passividade.
Atuamos com passividade nos momentos em que brigamos com o Eu Inferior por algum período e após nos acostumados com ele. Fingimos não vê-lo, mas ele permanece instalado em nossa memória celular para reaparecer em determinados momentos de nossa caminhada. E, mais uma vez, nos fazemos de vítimas, não entendendo o motivo do sofrimento e da dor.

Porém, agimos com resignação quando aceitamos nosso lado sombra, sem brigar com ele, ou seja, o respeitamos. Compreendemos que o Eu Inferior é um aliado, pois manifesta-se para além de ser curado, mostrar nossas potencialidades e oportunidades.

Nesta senda, permita-se viver os momentos de reflexão sem culpa, pois certamente, ao final, se torna mais forte e terá consciência de sua luz interior.

Vivi Draghetti




terça-feira, 3 de maio de 2011

Quando tudo dá errado...


por Maria Silvia Orlovas - morlovas@terra.com.br



Todos sabem que precisamos de otimismo, de fé, mas como conseguir alcançar um estado desses quando tudo dá errado? Foi o que me perguntou Natália uma jovem pediatra, casada pela segunda vez em vias de se separar.
Ela nem tinha olhos tristes nem nada que pudesse denunciar uma dor de cabeça constante e sua vontade de fugir da vida. Muito controlada e racional nem sabia ao certo o que veio fazer numa consulta em Terapia de Vidas Passadas.
A sessão mostrou uma moça abusada na guerra, um lugar cinza, sem esperança ou luz.

Naquela existência, perdera a família e sofrera terrivelmente. Uma energia que ela não conseguiu se libertar no presente, pois mesmo tendo nascido em Pernambuco numa família abastada resolveu estudar e fazer residência em São Paulo e ficou por aqui trabalhando até hoje e nem pensa em voltar.
Separou-se do seu núcleo familiar e perdeu o vínculo e já nem sente falta. Porém, isso não seria tão triste se por acaso ela tivesse conseguido construir relações afetivas e calorosas aqui, pois, afinal de contas, nem sempre os laços da carne trazem o conforto e o amparo que imaginamos que uma família deveria oferecer.
Mas afinal quem é que faz a família? Quem cuida desses laços e faz florescer o amor senão nós mesmos?
Essa moça se sentia totalmente vazia. Para ela a vida não tinha sentido e tudo estava dando errado. O casamento falido, cada um dormindo num quarto, o trabalho sem expectativas felizes; enfim, parecia que nada estava no seu lugar. Ela, uma moça bonita, nem enxergava mais sua beleza. Na verdade, sentia-se feia. E é claro que com tanta dor de cabeça quem consegue ver beleza, ou ser gentil com as pessoas?

Infelizmente, esse tipo de situação costuma ser muito mais comum do que gostaria de escrever aqui neste artigo e já percebi que normalmente as pessoas que estão enfrentando algo assim se culpam por sofrer, culpam-se por tudo ter dado errado e com esse comportamento acabam se fechando, isolando-se do convívio e, é claro, que com isso o casamento termina, os negócios não andam, a pessoa fica mal humorada, responde mal os outros.

Nessa hora, a única saída é dar um tempo. Tirar férias de si mesmo. Nem todos têm dinheiro para viajar ou podem se ausentar do trabalho, da rotina da casa etc, mas todos podem parar de pensar racionalmente em saídas mirabolantes. Às vezes, o mais difícil de um situação dessa é criar uma saída. E se não existe uma saída, então, o que nos resta fazer é aceitar. Deixar que as coisas sigam o seu rumo, e tentar arrumar um espaço para a mudança.
Pode ser que esse espaço seja todos os sábados pela manhã para uma caminhada num parque, ou ir visitar lugares que você ainda não conhece como museus, ou teatros da sua cidade. Pode ser que a sua cura seja caminhar descalço na praia, ou ainda aprender a cozinhar.

Amigo leitor, desacelere, procure ser feliz com pequenas coisas, deixe de esperar por uma saída perfeita. As coisas não vêm prontas. Se você levou dez anos para construir a sua história de hoje, para desfazer coisas erradas, é necessário dar um tempo, deixar fluir e abrir-se para o novo.

Se não estamos em paz com nossas idéias, a vida não nos trará soluções. Deixe de achar que você é o centro das ocorrências e você vai perceber que coisas muito boas podem chegar até você e aliviar o peso que você sente carregar em suas costas.

  

QUEM TEM 1 BILHÃO DE EUROS?


Pierre Cardin quer vender sua marca por 1 bilhão de euros


Nova York, 3 mai (EFE).- O estilista francês Pierre Cardin afirmou que pretende pôr à venda a empresa que leva seu nome por cerca de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 2,3 bilhões), segundo uma entrevista publicada nesta terça-feira pelo diário "The Wall Street Journal".
"Sei que em alguns anos não estarei aqui e o negócio tem de continuar. Quero vendê-lo agora", disse ao jornal o estilista de 88 anos. Ele disse ainda que, embora queira vender a marca, pretende seguir trabalhando como diretor criativo da empresa.

De acordo com especialistas consultados pelo jornal, o valor pedido por ele é excessivo. Segundo os analistas, a companhia estaria avaliada em torno de US$ 290 milhões (R$ 460 milhões). Entretanto, o jornal afirma que esse número é apenas uma estimativa, já que não há informações precisas sobre a situação financeira da empresa.

Pierre Cardin, que informou já ter se reunido com investidores ingleses, americanos e chineses, explicou que ele mesmo não tem uma ideia clara das vendas de sua companhia que funciona mediante um sistema de licenciamento, com cerca de 400 sócios em todo o mundo.

O estilista e empresário declarou que possui entre 5% e 10% de cada companhia que opera com licenciamentos, como parte do lucro por ceder seu nome. Ainda segundo o "The Wall Street Journal", nos últimos anos, os ganhos de alguns de seus parceiros comerciais aumentaram.

Outro fator que dificulta a análise do valor dos negócios do estilista é a quantidade de propriedades que ele possui em Paris e no sul da França.

Pierre Cardin, que trabalhou com Christian Dior no final dos anos 1940, abriu seu próprio atelier em Paris em 1950. Já nessa época, fez grande sucesso com seus desenhos de corte futurista.
Nos anos 1960, foi pioneiro em aplicar o sistema de licenciamentos para uma marca e, hoje em dia, sua empresa comercializa desde roupas até móveis, passando por perfumes, relógios e todo tipo de acessórios.

CULINÁRIA

Saiba quem pode comer gelatina e aprenda mais sobre o item


Ela está presente na mesa de muitos brasileiros e é um dos alimentos preferidos dos pequenos. Afinal, a gelatina é uma sobremesa barata, fácil de fazer e que pode ser uma aliada da saúde: "ela é uma proteína derivada do colágeno de partes de produtos animais, como ossos, peles e outros tecidos conjuntivos. De coloração translúcida, incolor ou amarelada, é praticamente inodora, ajuda a reforçar os tendões e ligamentos que unem os nossos músculos aos ossos, colaborando na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações, prevenindo e tratando dores articulares como artrose e osteoporose", ensinou Karyna Pugliese, nutricionista da clínica Dr. José Bento de Souza, da capital paulista.


Seu consumo é importante porque "a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual de cerca de 1% de colágeno sendo que, a partir dos 50 anos, esta perda aumenta drasticamente, chegando a 35% em média", alertou Tânia Mara Olmedo, endocrinologista e nutróloga de São José do Rio Preto (SP).
O colágeno é essencial para manter a elasticidade e hidratação da pele, unha, cabelo, ossos, cartilagens e estruturas de sustentação do organismo, sendo, portanto, um aliado também da beleza. Mas, para ser bem sintetizado pelo corpo, é preciso consumir boas fontes de vitamina C (presente em frutas como caju, limão, goiaba, acerola etc), selênio e zinco (das nozes, amêndoas e castanhas). "As proteínas de fonte animal, como carnes vermelhas e de frango, são fontes ricas em colágeno. Quem preferir usá-lo hidrolisado em comprimidos ou líquido vai precisar de, no mínimo, três meses de consumo diário para começar a ver resultados", disse Tânia Mara. "A gelatina que adquirimos no mercado contêm muito pouco colágeno para podermos dizer que traz benefícios à beleza. Para este fim, o ideal é consumir o colágeno em pó ou cápsulas, comprado em farmácias de manipulação e casas de produtos naturais", propuseram Aline Queirós e Aline Garrido, nutricionistas do SpaMed Sorocaba Campus.
Contraindicações
Aline Queirós e Aline Garrido lembraram que a sobremesa ganhou fama por ser leve, refrescante, ter poucas calorias e ser capaz de saciar a vontade de comer doces, mas, por causa do teor de sódio, não deve ser consumida em exagero para que o organismo não retenha líquidos ou eleve a pressão arterial. Henrique Franco, gerente de produtos para o canal Fleischmann contou que o doce pode ser adicionado de vitaminas. "E acabamos de lançar uma linha com baixo teor de sódio, que é usado para realçar o sabor dos alimentos", informou.
Embora apresente vantagens, a gelatina não deve ser consumida irrestritamente também por conter acidulantes, antioxidantes, aromatizantes, corantes, espessantes etc, que podem gerar alergias em pessoas com tendência. "A gelatina costuma ser usada como opção de sobremesa para crianças, pois dá a sensação de saciedade, mas não é uma opção isenta de riscos alérgicos, pois contêm muitos aditivos químicos. Assim, se optar por usá-la como sobremesa, o ideal é consumir a incolor", ensinou a nutróloga e endocrinologista.

"As gelatinas que levam adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica não são recomendas para gestantes e crianças. Para elas, é indicado o consumo de gelatinas adoçadas com sucralose ou stévia", declarou Karyna. Franco destacou que, infelizmente, muita gente não sabe que as gelatinas contêm os adoçantes restritos à crianças e gestantes: "para minimizar o problema, temos até uma linha com açúcar orgânico".
Informações importantes
A Organização ProTeste, associação brasileira de proteção do consumidor, realizou pesquisa com 11 tipos de gelatina e comprovou que todas possuíam o corante Amarelo Crepúsculo, liberado pela Agência Nacional de Vigiância Sanitária (Anvisa), mas proibido em alguns países da Europa por ser relacionado a distúrbios de comportamento em crianças suscetíveis. "Algumas marcas também apresentam entre 10,9 e 8,8g de açúcar por porção de 120g, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de até 50g de açúcar para adultos. Já a quantidade de colágeno nos produtos foi considerada muito pequena e, por isso, é alvo de controvérsia", frisou a nutricionista da clínica paulista.
Na culinária
Versátil, a gelatina está presente em diversas receitas doces e salgadas, sendo utilizada com sabor artificial ou na versão incolor e sem sabor em bolos, cremes, mousses, sorvetes, pudins, terrines etc.
Fonte:(http://culinaria.terra.com.br)

DIA INTERNACIONAL DO SOL



O raiar do Sol todos os dias é algo que desperta vários sentimentos bons nas pessoas: renovo, esperança e vida. O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O que faz com que essa estrela seja tão importante para nós é a sua proximidade com o nosso planeta: cerca de 150 milhões de quilômetros. Para se ter uma idéia, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol é a Próxima Centauri, situada a 40 trilhões de quilômetros de distância de nós. 

Em 3 de maio é comemorado o dia internacional do Sol. Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra. 

Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar. 

A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente detemperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. Por falar em temperatura, também fica óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado. 

O QUE IMPORTA É O QUE VOCÊ É PARA SI MESMA...





Não importa se as pessoas a criticam. O que importa é o que você significa para si mesma. E não deve ser pouco...
Todo mundo tem poder, gente. Isso é fato. Quando temos a consciência desse poder, todas as forças do universo trabalham a nosso favor. Tudo caminha extraordinariamente bem. O porém dessa história toda é que, geralmente, nos
encontramos divididos dentro de nós mesmos. Na grande maioria das situações, uma parte da gente caminha, e a outra fica parada por causa dos medos e das inseguranças. Um dos fatos, inclusive, que faz com que percamos nosso poder é a vaidade.
Vaidade é a ilusão de que eu vivo da opinião do outro. Vaidade é infantilidade, dependência e uma deturpação da imagem de si mesmo. Quer ver? Você já deve ter ouvido a seguinte frase: "Se você me amar, vou ser feliz". Mentira, gente! Ninguém sente dentro de si mesmo o amor do outro. Mais um exemplo, que diz: "Quando todo mundo me aceitar, vou me sentir maravilhosa". Pois eu digo que não! Somente quando você se aceitar é que realmente você vai se sentir gostosa, plena. Veja bem: você vive com aquilo que tem. Suas emoções, seus sentimentos, sua cabeça - e não com a cabeça e o coração do outro. O grande erro do ser humano é que passamos a maior parte da vida submetidos à aprovação, à consideração, ao aplauso, ao apoio do outro. E, para tal, incorporamos um tipo qualquer, sacrificando, dessa forma, o nosso próprio espírito para agradar a terceiros. Enquanto estamos nessa situação, não somos nós mesmos, nem nos valorizamos.
A vaidade nos faz ter essa ilusão de que a opinião do outro é melhor. E, nessa ilusão, acabamos dando poder para o outro. E mais: quanto mais poder você dá para a fofoca, mais ela vem até você. Quanto mais poder dá às críticas, mais elas chegam. Quanto mais poder dá às perdas, mais elas acontecem. Mude essa dinâmica. Quanto mais importância você der para a sua sorte, suas conquistas e objetivos, para os seus sentimentos e suas verdades, mais fortes eles ficarão na sua vida. Respeitar-se é essencial.
Não importa se as pessoas a criticam ou a elogiam. O que importa é o que você é para si mesma. Conquiste seu próprio reconhecimento. Entenda o que funciona para você. Isso é o que basta! Diga não às amebas e seja responsável por si mesma. Se você está dando poder para os outros, com certeza está se rebaixando. Preste atenção: ninguém é menor que ninguém.
Quando você está sem a consciência desse poder, você teme a vida. Sente medo do amanhã, de não dar conta, de sofrer. Como você dá importância para essas idéias, não? Esse medo geralmente está baseado nos falsos valores que a religião e a moral prega, nos mantendo pequenos e submissos. Você não vai a lugar algum enquanto não reverter essa situação. E não vai se realizar também. Então, acorde!
Recupere a sua lucidez espiritual e comece a jogar fora as impressões erradas que já teve de si mesma. Tire o poder que está dando para outras pessoas e reformule seus pensamentos. Faça, desde já, uma campanha interior para tirar esse hábito que a deixa fraca, submissa, culpada, desprezada, cheia de pedras no seu caminho, resistindo ao seu verdadeiro anseio de vitória e conquista. É, minha gente, é um grande trabalho... Mas, se você não investir em si mesma, quem o fará? Não há ninguém maior que você. Desperte esta semana para dar apoio integral às suas verdades. Sinta a mudança que isso vai provocar na sua vida interior e exterior. Se banque! Quando está no seu poder, você arrasa. Permaneça com essas palavras no seu pensamento.
TEXTO:Luiz Antonio Gasparetto

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Obama confirma Morte de Osama Bin Laden (Plantão Rede Globo) Bin Laden i...

Bin Laden está morto e EUA diz que têm seu corpo



Foto: Wikimedia Commons
O terrorista Osama Bin Laden está morto. A informação foi dada primeiramente pelo canal "CNN" neste domingo e confirmada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em pronunciamento 
na Casa Branca. Do lado de fora, uma multidão grita e comemora. Bin Laden estaria sendo levando neste momento para os Estados Unidos.
O terrorista foi morto em uma operação militar no Paquistão, dentro de uma mansão perto de Islamabad por força militar norte-americana em uma operação.
Osama Bin Laden é apontado pelo governo dos EUA como o mentor do maior ataque terrorista de todos os tempos, no dia 11 de setembro de 2001, quando milhares de pessoas morreram. Os norte-americanos finalmente cumpriram um dos principais objetivos na guerra que já dura dez anos no Afeganistão.

The terrorist Osama bin Laden is dead. The information was first given by the channelCNN on Sunday and confirmed by the U.S. president, Barack Obama, addressing
the White House. Outside, a crowd screaming and celebrating. Bin Laden would betaking this time to the United States.
The terrorist was killed in a military operation in Pakistan, inside a mansion nearIslamabad by U.S. military forces in one operation.
Osama Bin Laden is appointed by the U.S. government as the mastermind of thebiggest terrorist attack of all time, on September 11, 2001, when thousands of peopledied. The Americans finally fulfilled one of the main objectives in the war that has lastedten years in Afghanistan.

11. September 2001 LIVE (1/24) german/deutsch

domingo, 1 de maio de 2011

MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Motivação -Tema da Vitoria

01 DE MAIO 17 ANOS DA MORTE DE AIRTON SENA

APRENDA A CALAR


As pessoas ansiosas por se fazer ouvir, falam cada vez mais alto, como se isso bastasse para que os outros as escutassem.
Em restaurantes, shoppings, filas, salas de espera, salões de beleza, aeroportos, se ouvem os falatórios. E, para aumentar o ruído, em alguns lugares tem um som ambiente mais alto ainda...
E, quando não se tem alguém para falar, o celular serve. A pessoa faz uma ligação e se esquece de que está dividindo o ambiente com outros indivíduos, que não estão interessados no seu assunto.

Poucos indivíduos ouvem a própria voz e analisam seus pensamentos antes de exteriorizá-los.
O hábito de meditar antes de expor uma opinião ou um julgamento, é muito pouco cultivado em nossa sociedade.
E isso tem sido motivo de desarmonia e intrigas, de mal-entendidos e hostilidades.


Aprenda a calar todo e qualquer sentimento indigno, zelando pelas nascentes do seu coração, para que não macule e não seja maculado.
Aprenda a vigiar os sentimentos para que cada dia, mais atento e vigilante, saia da esfera mesquinha a que se aprisiona voluntariamente, e possa alçar voos mais altos e sublimes.
Aprenda a calar...
E, enquanto não consegue deixar de gritar, falar, murmurar, pensar cruelmente e julgar, insista em orar nesses momentos. Nem que as frases lhe pareçam desconexas e vazias de sentimento.
Insista na oração até que, um dia, orará não com palavras nem pensamentos, mas será sentimento por inteiro, amor, amor puro e verdadeiro em ação, dinâmico, envolvendo os outros e a si mesmo, verdadeiro discípulo que conseguirá ser.
Aprenda, definitivamente, a calar!
Aprenda a calar...
Aprenda a silenciar a palavra suave, mas cheia de ironia, que sai de sua boca ridicularizando, humilhando a quem se dirige e que lhe intoxica, provocando a dor de estômago, as náuseas ou a enxaqueca.
Aprenda a calar...
Aprenda a silenciar o murmúrio que sai entre dentes, destilando raiva e rancor e atingindo o alvo, que fere como punhal, ao tempo que lhe fragiliza a ponto de não se reconhecer, de se assustar consigo mesmo.
Aprenda a calar...
Aprenda a calar o pensamento cruel que lhe passa na mente e que, por invigilância, nele você se detém mais do que deveria. Você se assustaria se pudesse ver sua máscara espiritual distorcida.
Aprenda a calar...
Aprenda a calar o julgamento que extrapola o que vê e o que sabe, levando-o a conjeturar sobre o outro, o que não sabe e não viu, plasmando idéias infelizes que são aproveitadas pelos opositores daquele que é julgado.
Aprenda a calar...



Redação do Momento Espírita, com base em mensagem
do Espírito Stephano psicografada por Marie-Chantal Dufour

ROBSON PINHEIRO (um olhar sobre o reino das sombras )




Sombra e luz, escuridão e claridade. Essa realidade dupla forma o interior do ser humano, que tenta negar-se a cada dia, enganando-se. A maioria das pessoas quer ser apenas luz. Recusam-se a identificar a sombra que faz parte delas. Religiosos de um modo geral falam de um lado sombrio, di- abólico, umbralino, como se esse lado escuro fosse algo externo, ruim, execrável. Até quando negar a realidade íntima? Até quando adiar o conhecimento do mundo interno? Várias tentativas foram realiza- das para conscientizar o homem terreno de que as chamadas trevas exteriores são apenas o reflexo do que existe dentro dele. Luz e sombra são aspectos internos do ser e não representam necessariamente um lado ruim e outro bom. A sombra não é pior do que a luz. Apenas faz parte de um equilíbrio universal ainda neces- sário para a visão do homem terrestre. São dois pólos de uma verdade interna, mais profunda. A sombra representa um aspecto transitório, porém necessário para o ser reavaliar-se ante os apelos da vida e as lutas que o fizeram ser o que é. Essa transitoriedade em qualquer plano da vida é uma etapa de aprendizado, adaptação, revisão dos valores adquiridos em lutas e desafios na grande jornada interna, pessoal, íntima. Portanto, viver esse lado de forma mais plena, conhecer-se mais pro- fundamente, enfrentar-se sem mascarar-se talvez seja um caminho mais excelente — parafraseando o apóstolo Paulo — do que aquele que as religiões do mundo vêm oferecendo e que se reflete em fugas da realidade. Quando é proposta a realização de uma excursão aos domínios das sombras, espera-se que haja coragem para admitir que esse reino obscuro tem sua raiz dentro do próprio ser humano. Ele não existe à parte ou em separado. É preciso reconhecer que a natureza do plano astral, da paisagem extrafísica é apenas a exteriorização do mundo íntimo de cada um. Dessa forma, não há como descortinar a realida- de do astral inferior sem enfrentar-se, sem encontrar a si mesmo, em seu lado sombra, escuro e muitas vezes renegado.Esse mundo de trevas e escuridão é algo muito enraizado no ser humano; não é realidade extra- humana, mas intra-humana. Se você evita conhecer-se, rejeitando que é simultaneamente sombra e luz, não há razão para prosseguir nesta jornada de descobrimento interno. Adentrar o umbral ou o astral é se obrigar a penetrar na própria sombra. Conhecer as estruturas internas das falanges do mal é, sobretudo, conhecer a própria capacidade de esparzir escuridão em si e em torno de si. Descer aos domínios das trevas e tomar conhecimento de seus métodos, de suas falan- ges, de sua força talvez seja uma forma de se revelar — trazer à consciência a própria realidade. Admi- tir-se, sem culpas e sem máscaras. O passado humano é fixo e dependente de conceitos religiosos deturpados e castradores, que fo- ram amplamente difundidos e ainda estão arraigados no psiquismo, mesmo naqueles que afirmam re- chaçar atualmente qualquer crença. Isso faz com que o ser humano, principalmente aquele mais apega- do às questões religiosas, negue a verdade de sua sombra. Para muita gente, somos apenas luz. Quem sabe tal atitude seja uma tentativa de multiplicar as máscaras que trazemos incrustadas na face do espí- rito? Devido ao passado de ignorância, alimentada pela religião secular, ortodoxa e detentora do mono- pólio cultural, infundiram-se no ser humano certos símbolos das sombras, que representam conceitosmoralistas de erro, pecado e desequilíbrio. São mecanismos que agem nas matrizes do pensamento, no inconsciente1 . Muitas pessoas, ao adentrar o mundo além da matéria, quer estejam desdobradas em espírito2, quer através dos portais da morte, ficam inquietas e sentem-se prisioneiras de uma realidade tão impla- cável que temem ou julgam haver sido injustiçadas. Dizem-se inteiramente boas, sem nenhuma sombra moral ou ética que as possa comprometer; com freqüência, nesses momentos, declaram-se detentoras de qualidades e virtudes prodigiosas. Mas a vida além do corpo é apenas uma extensão da vida interna da alma. A estrutura e a organização das legiões do mal precisam ser visualizadas, conhecidas e pesqui- sadas sem que nos escondamos por trás de máscaras de religiosidade ultrapassada. Afinal, toda relação no universo se estabejece em bases de sintonia. Convido-o a mergulhar comigo neste mundo além das aparências, muito além de sua bondade e superlativa espiritualidade. Mas, coragem! É possível que no final dessa experiência descubra que o mundo no qual imergimos não está simplesmente além das fronteiras da matéria, do corpo físico; pode- rá estar também dentro de você, avançando sobre conceitos religiosos que mascaram sua vida e suas sombras. Penetre comigo nesse mundo das trevas, das sombras, conhecendo um pouco das legiões do mal. Jamais se esqueça, porém, de que mal ou bem, trevas ou luz, sombra ou claridade fazem parte de você, de mim, do universo. Visitar o umbral ou estagiar nas regiões sombrias não representa necessariamente atraso espiritu- al ou moral; muito pelo contrário. Lá é que se encontram, inclusive, os espíritos realmente iluminados e abnegados, que renunciam às paragens celestes — seuhabitat verdadeiro — para se localizar onde im- pera o clamor daqueles que sofrem. Para a decepção dos que adotam idéias místicas e fantasiosas, "o céu está vazio", como costumamos dizer por aqui. Portanto, a jornada que ora se inicia pode representar muito para seu crescimento. Espero que aquele que tem um compromisso mais intenso com os trabalhos espirituais possa apreciar em grau muito maior aquilo que transcende as palavras deste livro, que está por trás das letras. Para esse leitor, que é uma espécie de iniciado, eis aqui bem mais do que um livro com características semelhantes às de um romance. É preparo para algo que, em breve, virá como alerta e alternativa para os povos da Terra.