sábado, 3 de dezembro de 2011

Previsões para 2012


Graziella Marraccini


Ao se aproximar o ano de 2012, começamos a indagar o que nos reserva o futuro, especialmente porque este próximo ano foi muito comentado em relação às previsões do Calendário Maia que indicam este como sendo um ano crucial para o nosso planeta.
Em nossa mente, começam a pipocar inúmeras perguntas: como será o novo ano?

Conseguirei alcançar minhas metas? Cumprir minhas promessas? Teremos crises mundiais? Tsunamis, catástrofes? Como ficará minha saúde? E minhas finanças? Enfim, não faltam perguntas na mente de todos, não é mesmo? Em nível pessoal, as previsões fazem parte daquilo que chamamos de Previsões Anuais que indicam os ciclos dos chamados 'Deuses da Mudança" (incluem progressões lunares e trânsitos planetários) e requerem os dados de nascimento da própria pessoa numa consulta confidencial. Em nível mundial, porém, é possível analisar os fatores astrológicos mais importantes que indicam se um ano será mais ou menos favorável, descrevendo as principais tendências astrológicas. Por último, podem ser analisados mapas de Países, como eu costumo fazer anualmente para o Mapa do Brasil.

Desde que abrimos o nosso site pessoal em parceria com o STUM costumamos publicar as Previsões Anuais para o Brasil, numa análise baseada no Mapa da Independência do Brasil, ou seja, no momento exato em que o Brasil 'nasceu' como nação independente em 7 de setembro de 1822, por volta das 16h30, em São Paulo.

O Brasil tem o Sol em Virgem, o Ascendente em Aquário, a Lua em Gêmeos. Em astrologia Mundial, o Sol tem relação com aquilo que o país revela sobre sua 'personalidade coletiva' mas também se relaciona com as figuras de destaque, os artistas, os chefes de estado e as lideranças nacionais. O Ascendente se relaciona com a imagem que temos coletivamente em relação aos outros países, ou seja, como nos mostramos aos olhos do mundo. Aquário, signo do Ascendente, relaciona-se com aquilo que chamamos 'fraternidade, igualdade e liberdade', e se refere também aos assuntos sociais e comunitários, ao progresso e ao futuro. A Lua tem a função de nos mostrar a emotividade coletiva, ou seja, como o povo reage e se expressa, e indica os movimentos públicos, os assuntos do trivial doméstico das famílias, do dia a dia, do trabalho diário. A Lua do Brasil se encontra em conjunção com Júpiter no signo de Gêmeos, o que explica, em parte, porque nosso povo é tão emotivo, sentimental, ao mesmo tempo que tem aquela atração incrível pelos assuntos triviais, à família, e também porque adora novelas e futebol! Um pouco de exagero na expressão das emoções e até uma certa dificuldade em aceitar limitações e restrições também podem ser fruto dessa conjunção planetária. Mas vamos a análise de 2012:

TRÂNSITOS PLANETÁRIOS: CICLOS DOS PLANETAS LENTOS

Em astrologia mundial, o trânsito dos planetas lentos sobre o mapa natal de um país ou cidade, são importantes para indicar que tipo de sincronicidade astral irá atuar numa determinada área. Deste jeito, poderemos determinar como o planeta irá atuar e em que área irá efetuar sua influência. Além disto, a interação entre vários planetas nos ajudará a formar um quadro mais preciso sobre essa ação. Examinamos principalmente os planetas lentos, Júpiter e Saturno, e depois Urano, Netuno e Plutão, por serem relacionados com a coletividade, ou seja, com o destino coletivo.

Plutão se encontra a 6º de Capricórnio e continuará seu curso nos próximos 19 anos aproximadamente. Ele está em conjunção desde 2007 com os planetas Netuno e Urano que se encontram na cúspide da Casa XI do mapa do Brasil. Esta é a Casa astrológica de Aquário tradicionalmente relacionada com os projetos futuros, os membros do Congresso, os sindicatos e partidos políticos de esquerda, o legislativo e o parlamento. Plutão se relaciona com os assuntos sexuais, como AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, com a corrupção, com o petróleo, a computação, a reserva de mercado, o metrô, esgotos, túneis, e assuntos da coletividade. Por isso, ainda teremos grandes modificações (transformações) nestas áreas que terão o foco das ações do congresso.

As falcatruas, as sujeiras que estão surgindo no ambiente político são frutos desta ação e tomara que isso sirva para transformar e purificar todo esse ambiente! A área da Casa XI tem analogia também com a ciência e a tecnologia, as descobertas científicas, os projetos de longo prazo, e esse aspecto astrológico poderá promover belíssimas conquistas especialmente na área da genética, computação, transplantes e pesquisa científica e tecnologia. Os países amigos (vizinhos ou não) continuarão sendo alvo das iniciativas do Congresso no sentido de aprovar leis protecionistas em relação ao mercado de capitais ou outros campos de nossa economia.

O aspecto de conjunção de Plutão com Urano e Netuno no mapa natal do Brasil permanecerá intenso até 2012, diminuindo finalmente em 2013, por isso as transformações e remanejamentos nesta área influenciarão ainda nosso país por um longo tempo e muitas coisas ainda irão surgir, sujeiras que estão escondidas por debaixo do pano: a corrupção será muito focalizada pela mídia e irá descobrir as falcatruas cometidas pelos governantes como já esta acontecendo há alguns anos. Além disso, como Plutão rege também o petróleo e os produtos do nosso subsolo e as riquezas minerais, esses assuntos estarão sendo ainda salientados na mídia do país, como já vimos acontecendo com a descoberta do petróleo na camada de pré-sal. O campo da computação, as obras do metrô e esgotos e saneamento básico, os túneis, são fatores regidos por Plutão. Os centros espaciais e os combustíveis como o biodiesel também serão alvo de ações por parte do Congresso.

Capricórnio, signo onde Plutão transita, representa os governantes e as classes dirigentes, a administração pública e privada das grandes empresas, os chefes de maneira geral e as personalidades de destaque do país. Esse signo é relacionado ao governo, ao sistema capitalista que rege a economia ocidental, e indica o status social e o ambiente profissional. O Brasil tem parte deste signo ainda na Casa XI cujo significado foi descrito anteriormente. A reputação do nosso país estará em evidência como uma potência emergente e de grande importância e terá voz atuante nos planos de longo prazo que irão mudar os paradigmas da economia mundial.

Em progressão mundial, Plutão estará novamente em quadratura (aspecto tenso) com Urano, num mesmo aspecto que aconteceu entre maio e setembro de 2011 e no mesmo período de 2010. Isso indica que os problemas econômicos não acabaram, mas chegarão a um ponto crucial com o sobe e desce das bolsas, o crack de bancos e modificação dos modelos econômicos. Iniciaremos mais um período difícil, marcado por medidas restritivas e dramáticas, inclusive, em nível mundial. Depressão, pessimismo, privações e miséria serão assuntos na mídia, especialmente entre maio e junho. As mortes coletivas podem aumentar ainda mais nos países menos desenvolvidos. Os meses de junho e julho serão particularmente difíceis.

Netuno ingressa no signo de Peixes em fevereiro e ficará em trânsito, nos próximos 12 ou 13 anos. Netuno, Deus dos Oceanos, tem analogia com a casa de Peixes e com o Carma coletivo, com o sofrimento, a pobreza, os hospitais, os excluídos, os índios e as minorias sociais e raciais. Outros assuntos focalizados por Netuno são também os pescadores e os assuntos do mar, assim como das águas de maneira geral. Um outro foco será dado ao contrabando, ao tráfico de drogas e outras máfias de todo tipo.
Por essa razão, esses assuntos ainda serão focalizados pela mídia, pois farão parte de nossa responsabilidade cármica coletiva e não serão facilmente resolvidos a não ser através de uma mobilização da sociedade como um todo. Porém, Netuno é também o planeta do onírico, do sonho, da fé e do esoterismo, da inspiração e da criatividade. Mas no aspecto negativo, este planeta evidencia todos os vícios da humanidade, os problemas sociais, o mundo do crime, das drogas, dos seqüestros, da violência, da pirataria, das transgressões e das máfias.
Netuno em aspecto tenso aumenta o risco de epidemias e envenenamentos, vírus e epidemias, contaminação das águas, dos mananciais, falta ou excesso de água, perigo de afogamentos e naufrágios. A passagem de Netuno no ASC do Brasil parece deixar, porém, as pessoas muito entorpecidas, sonhadoras, preferindo a fuga à ação. Não é por acaso que não conseguimos mais reagir com a devida firmeza contra os inúmeros escândalos na classe política! O período mais tenso acontece entre março e julho.

Do ponto de vista mais negativo, esse trânsito planetário salientará ainda mais a condição da saúde pública dos hospitais, a superlotação das prisões, onde ainda ocorrerão casos de intoxicações, envenenamentos, contaminações por vírus, erros médicos, etc.
A máfia do tráfico continuará reinando nas favelas do Rio de Janeiro e as inundações, chuvas, marés e poluição das águas em geral serão focalizadas pela mídia, assim como o derretimento das calotas polares, e a poluição, causas do aquecimento global. Álcool e gás também são assuntos de Netuno e podem ser alvo de medidas do governo.

A primeira casa do zodíaco representa o povo do país e a forma como esse povo se mostra, ou seja, a personalidade coletiva do brasileiro. Por isso, continuaremos sendo evidenciados por esses assuntos mais negativos, porém, o seremos também pela nossa música, pelo nosso cinema que continuará em destaque no exterior. Salientando a necessidade de melhorar as relações inter-raciais e a tolerância; nosso povo precisará continuar no caminho da espiritualidade.

Urano em trânsito em Áries desde março de 2011 avança pela Casa II, casa dos bens materiais, dos bancos e do dinheiro. A conjunção de Urano com o Plutão natal do mapa, ativa desde o ano passado, e persistente o ano inteiro, pode indicar o início de reformas na área financeira e também de outras medidas visando especialmente retomar algumas taxas como a CPFM, algo já tentado e abandonado. Urano estará em Áries que é um signo de violência e de agressividade e de iniciativas também. Urano certamente servirá de estopim para ações reformadoras em muitos campos, mas, especialmente, na área financeira. Urano funciona como um holofote, um cristal que reflete a luz do sol de várias maneiras, abrindo o caminho da luz onde existem as trevas. Não há como esconder mais a corrupção, a roubalheira, a sujeira que está debaixo do tapete! A conjunção deste planeta com Plutão do mapa natal já dura há mais de um ano e avançará até os primeiros meses 2013. Seja bem-vinda a limpeza!

Saturno transita agora no signo de Libra ainda até setembro, já influencia a Casa IX, que é a casa da justiça, das leis, da religiosidade, dos relacionamentos com os países estrangeiros. Em outubro Saturno ingressa em Escorpião.

Saturno é o planeta das limitações da responsabilidade, das ações do governo que visam regulamentar essas áreas da nossa vida coletiva. Nos primeiros meses do ano e depois a partir de agosto ao final do ano ele ficará em conjunção com Marte indicando medidas restritivas em relação as áreas indicadas pela casa planetária. A partir de outubro de 2012 ele ficará também em oposição ao Saturno natal do mapa do Brasil. Este não será um período fácil: haverá depressão, pessimismo, restrições e leis duras e limitadoras, medidas de contenção da inflação e o aumento do custo de vida. Provavelmente teremos crise na construção civil. Partidos conservadores e de situação ganharão destaque. Assuntos ligados aos mais velhos, como aposentadoria, proteção para terceira idade, também serão focalizados. O clima estará mais frio e seco. Medidas econômicas restritivas deverão ser focalizadas ainda entre 2013, portanto é bom se preparar para as vacas magras.

Júpiter é chamado de grande benéfico, e transita na Casa III, em Touro e esta é a área da comunicação, marketing, comercio, importação e exportação. A conjunção de Júpiter com Saturno volta no inicio do ano no signo de Touro e será favorável ao nosso país, indicando medidas de saneamento da economia, equilíbrio da balança comercial. Melhora da economia especialmente em março, abril e maio. A partir de junho, Júpiter, iniciará uma conjunção com a Lua e com o Júpiter com mapa natal do País. Essa conjunção voltará a acontecer entre novembro de 2012 e abril de 2013. Indica euforia, otimismo e expansão em muitos sentidos. Pode indicar um período de prosperidade mas também de exageração de excessos em muitos sentidos. È possível que focalizemos também os investimentos e a inflação, a economia de mercado. O turismo estará em evidencia talvez em vista dos jogos olímpicos, copa do mundo, etc. etc.

Junho e julho serão marcados por acontecimentos coletivos de grande intensidade, capazes de promover uma comoção generalizada. Em 06 junho Vênus será eclipsada pelo Sol, completando um ciclo de 224 dias e ¾. Essa é a indicação fornecida pelo Calendário Maia. Lembrando que Vênus rege Touro (bens e valores materiais e bancos) e Libra (relacionamentos humanos e sociedades) podemos pensar que estas duas áreas entrarão em colapso. O equilíbrio econômico e a paz mundial estarão ameaçados ou serão finalmente alvo de medidas definitivas e coletivas.

Continuemos a agir com fé, melhorando nossa espiritualidade e a conexão com o Todo, pois é somente desta forma que conseguiremos superar as dificuldades e percalços que encontraremos no caminho. Lembremos que tudo está na Divina Ordem!

Fonte:stum

A IMPORTÂNCIA DO PENSAR E CONHECER-SE NA MAÇONARIA

Todos os direitos do portal Maçônico


O Ser humano distingue-se dos demais animais pela capacidade de processamento de informações através do ato de pensar.

Pensar é formar idéias na mente, é imaginar, considerar ou descobrir. O filósofo René Descartes disse: “com a palavra pensar entendo tudo o que sucede em nós, de tal modo que o percebemos imediatamente por nós mesmos: portanto, não só entender, querer, imaginar, e sim também sentir é o mesmo que pensar”. Pensar estabelece relações, as conceitua e encontra um significado para elas. Formar relações entre vários conceitos é julgar. Estabelecer o significado de vários conceitos é raciocinar. Assim o ato de pensar implica três funções básicas: conceituar, julgar e raciocinar.

O pensador mexicano Antônio Caso dizia: "liberdade é pensamento. Pensamento é liberdade. Na essência do pensar está a autonomia." Partindo dessa última definição de que na essência do pensar está a autonomia, na Maçonaria o ato de pensar está diretamente ligado ao postulado da Liberdade. Liberdade para desenvolver seus conceitos a partir dos ensinamentos recebidos, porque somos livres e autônomos para falar e assumir posições, sem afastar-nos da filosofia maçônica e de seus princípios.

Filosoficamente, a Maçonaria mostra ao homem-maçom que ele tem um compromisso consigo mesmo, com o seu pensar, o que fazer de sua própria existência. Pois, quando o homem prescinde de si mesmo, de seus deveres, quando o homem abre mão da sua liberdade, da quantificação do seu Eu, quando o homem esquece de si próprio, está a negar-se como Ser.

Como a intenção desta prancha não é a de aprofundar a busca filosófica da arte real, vamos ao objetivo do pensar e o conhecer-se na Maçonaria, especialmente ao Primeiro Grau.

O Primeiro Grau se estereotipa no “conhece-te a ti mesmo”, divisa escolhida por Sócrates. O grande pensador ensina ao maçom-aprendiz que a primeira coisa a fazer é aprender a pensar. Aprendendo a pensar aprende-se a conhecer, a discernir, a falar. Aprendendo a pensar encontraremos, sem dúvida, meios e modos que facilitam a busca, a procura, a investigação, o ponto de chegada.

Assim, nesse vai-e-vem do pensar, nesse vai-e-vem da busca, o Aprendiz, introspectivamente, passará a conhecer-se melhor.

Conhecer é descobrir o Ser. Assim para o aprendiz, o descobrimento do Ser é o auto conhecimento e deve levá-lo à introspeção, à análise da sua forma de vida antes da iniciação. Estabelecendo a partir de então os limites entre o profano e o iniciado, corrigindo as eventuais falhas de construção de seu edifício, passando a pensar e agir dentro dos limites estabelecidos, que pode significar simbolicamente o nascimento do novo Ser.

O Maçom estará pronto para a busca dos conhecimentos da Ordem a partir do auto conhecimento e da “morte” dos resquícios contrários à filosofia maçônica inerentes ao profano.

“Conhece-te a ti mesmo” nos leva à conclusão de que se não praticarmos o conhecimento de nós mesmos, se não nos propusermos a esmiuçar o nosso espírito com o objetivo de melhorá-lo, com a intenção de aperfeiçoar nosso intelecto, não projetaremos em nós uma melhoria moral, não conseguiremos desbastar a Pedra Bruta. O Primeiro Grau é onde utilizamos com maior propriedade os sentidos da visão e da audição. Com eles desenvolvemos o Pensar, estabelecemos relações e comparações que formarão os alicerces do desenvolvimento e nos ajudarão nos passos seguintes da caminhada. Lembrando que todos iniciamos na Ordem pela coluna do Sul, no primeiro grau, e cada um tem seu momento de despertar, porque não existe prazo determinado para o seguimento da jornada. O que deve acontecer é a maturação do iniciado, uma etapa de cada vez, um degrau após o outro, e mesmo assim sem jamais deixar de ser Aprendiz, sem jamais deixar de utilizar os sentidos da visão e da audição com sabedoria. Cada degrau da escada de Jacob inexiste sozinho, ele sempre será o resultado do somatório do conhecimento adquirido nos degraus anteriores.

Pratique o Pensar para conhecer-se, para então buscar o diferencial, a formatação do novo Eu através do conhecimento, para a transformação, para o renascimento, para a prática da verdadeira maçonaria.

A intenção desta prancha é a de incentivar os irmãos para o Pensar, o conhecer-se, que é na minha opinião a primeira grande instrução do grau, para então desbravar, investigar a verdade através da leitura, da interpretação dos símbolos e alegorias, e da troca de experiências com os outros irmãos.


Gilson Alves, M.’. M.’.

MOMENTO CULINÁRIO

Sopa de milho



ingredientes
1 lata(s) de milho verde
1 colher(es) (sopa) de manteiga
1 litro(s) de água fervente
1 unidade(s) de gema de ovo
1 colher(es) (sopa) de amido de milho
1 xícara(s) (chá) de leite
2 tablete(s) de Caldo de Legumes



modo de preparo

Bata no liquidificador o milho, metade da água e a manteiga. Junte ao amido de milho e o leite. Bata novamente.
Coloque em uma panela e leve ao fogo.
Acrescente o caldo de legumes e mexa até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.
Despeje em cumbucas ou em uma sopeira refratária.

GEOBIOLOGIA



É a ciência que trata da interação do homem com o meio que o rodeia, o termo, embora recente, descreve uma das mais antigas práticas de radiestesia que se tem notícia, de fato, quando algum membro da tribo, empunhando apenas uma forquilha saía procurando veios de água e locais de perturbação energética ele praticava o que se chama hoje de Geobiologia, os romanos, que antes de construírem uma cidade deixavam animais pastando por um ano em um local para observarem os efeitos do meio sobre os mesmos se utilizavam dos rudimentos desta arte.

Todos, ao menos uma vez em suas vidas já estiveram presentes em locais em que o ambiente é opressivo e de onde se quer sair o mais rápido possível, as pessoas da casa são a gentileza encarnadas e tudo fazem para agradar, mas conforme corre o relógio sentimo-nos extenuados, nossas forças fogem, quantas pessoas atualmente vivem este drama em suas próprias casas!

A radiestesia possui ampla gama de conhecimentos e uma técnica apurada para descobrir em um dado terreno os fatores físicos, energéticos e psíquicos passíveis de causarem perturbações nos seus moradores ou funcionários.

Algumas das causas mais comuns de tais perturbações são:

n Depósitos de água no subsolo

n Malhas energéticas

n Falhas geológicas

n Grandes massas metálicas

n Poluição elétrica

Estes são apenas alguns dos possíveis fatores que podem influenciar na energia de um local e seus habitantes, todos eles criam alterações energéticas em ambientes e nas pessoas que vivem nestes ambientes através da interação entre estas energias desequilibradas e o campo energético humano .

Estes fatores, cuja nocividade é variável, podem acarretar ou intensificar problemas degenerativos como o câncer, desordens nervosas, fadiga excessiva, problemas cardíacos e circulatórios etc.., a lista é muito grande para colocar tudo.

Abaixo descreveremos brevemente alguns dos problemas mais comuns de ocorrerem nos locais em que habitamos

Correntes de água subterrânea



Na vertical de um veio de água e de falhas geológicas encontram-se fortes emissões de energia, é de conhecimento popular que não deve dormir próximo a nascentes de água, dá artrite ou reumatismo segundo a “crendice popular”, utilizando-se instrumentos de radiestesia é possível detectar nestes locais alterações energéticas e o famoso VE-, (verde elétrico negativo), uma das freqüências de energia mais penetrante e daninha.

Malhas energéticas

Trata-se de redes energéticas que cobrem o planeta, existem vários tipos, a mais conhecida é a rede Hartmann cujas quadrículas seguem a direção norte / sul, leste / oeste, os cruzamentos da rede Hartmann são pontos em que a intensidade energética aumenta, podendo causar problemas no local, especialmente quando ocorre de um cruzamento estar sobre um ponto que já é perturbado por algum outro fator , a rede Hartmann atuará como um amplificador deste problema.

O Dr. Hartmann, descobridor da rede que leva o seu nome realizou cerca de 150.000 testes que mediam a diferença de resistância cutânea entre pessoas que permaneciam mais de 30 minutos sobre os cruzamentos desta malha e pessoas que estavam em zonas livres, nota-se facilmente diferenças marcantes entre ambos, bastava tirar a pessoa do ponto de cruzamento para os dados serem iguais novamente.

A malha Hartmann tem cerca de 2,5m no sentido leste / oeste e 2 m no sentido norte / sul, as paredes desta malha possuem cerca de 21cm, mas podem chegar a cerca de 80cm durante determinados períodos.

As medidas acima são válidas para locais equilibrados, mas variam imensamente nos grandes centros urbanos, onde a estrutura criada pelo homem interfere nos quadriculados da malha Hartmann, destorcendo seu padrão, um dos fatores comuns para isto são as grandes massas metálicas dos prédios por exemplo.

Existem pesquisas sobre energias telúricas no mundo inteiro, algumas inclusive de caráter oficial, como as que foram feiras na União Soviética e outros países comunistas, pesquisas alemãs bastante profundas e significativas, temos as chamadas zonas de câncer na França, onde as prefeituras procuram evitar qualquer construção.

Décadas de pesquisas servem para comprovar as teorias da Geobiologia, desde pesquisas independentes até outras de caráter oficial e sob rigoroso controle científico, pesquisas efetuadas com ratos em laboratório comprovam que quando suas gaiolas são colocadas parte sobre zona agredida e desequilibrada e parte sã, eles tendem a procurar a zona boa, quando a gaiola era colocada inteiramente sobre zonas afetadas o comportamento dos animais tornava-se mais agressivo e a reprodução mais acelerada, outra pesquisa efetuada em laboratório mostra o impacto das zonas teluricamente alteradas sobre o sistema endócrino e como elas são afetadas pelas energias deletérias, são apenas dois exemplos entre os vários que poderíamos citar.

Segundo estas pesquisas pessoas submetidas a zonas tidas como geopatogênicas tem seus batimentos cardíacos alterados, a resistividade da pele às correntes elétricas se modifica.

Constataram ainda que doenças como o câncer, muitas vezes estão associadas a correntes de energia telúrica que incidem sobre o dormitório do doente.

Quando se habita em uma zona perturbada muitos fatores entrarão em jogo, devemos ter em mente que as pessoas possuem diferentes níveis de resistência a qualquer agente agressor, o mesmo se dá neste assunto, fatores como estado de saúde anterior, alimentação, permanência em outros locais equilibrados ou desequilibrados irão influenciar no maior ou menor impacto sobre os moradores, no entanto, quando tratamos de zonas muito perturbadas podemos dizer que é uma questão de tempo até que a pessoa manifeste alguns sinais de debilidade.

Alguns sintomas associados à ocorrência de Energia nocivas são:

n Cansaço excessivo e sem causa aparente, mesmo após acordar

n Stress

n Qualquer tipo de doença degenerativa

n Toda e qualquer doença cuja causa é desconhecida e que não responde a nenhum tratamento.

n Reumatismos e artrites

Temos também outros problemas não diretamente ligados a doença que podem ser indicativos de incidência telúrica, tais como:

n Falta de concentração

n Baixo rendimento escolar

n Depressões

O melhor meio de saber se existe alguma anomalia energética no local entretanto é através da avaliação sistemática por um profissional do ramo, este, profundo conhecedor dos vários fatores que influenciam a energia dos ambientes associada a sua sensibilidade pessoal estará apto a dirimir qualquer dúvida existente.

Reequilíbrio ambiental

Existem no mercado uma série de dispositivos que se propõe a equilibrar ambientes, que prometem proteger as pessoas das energia telúricas, estes aparelhos, na maioria das vezes não possui qualquer utilidade, sendo fruto mais da superstição pessoal de seus criadores do que qualquer outra coisa, e mesmo os aparelhos que possuem eficácia comprovada não respondem sempre da mesma maneira, um aparelho que serve perfeitamente em um caso revela-se inútil em outro, da mesma forma que um remédio encerra um problema de saúde e não faz efeito algum em outro caso.

Um outro ponto importante é que algumas soluções apregoadas são eficientes apenas por um tempo mais ou menos longo, mas não duram para sempre, por vários motivos que discutiremos em outra oportunidade.

Para o correto restabelecimento do equilíbrio energético do local se faz necessário antes de qualquer coisa um estudo detalhado de cada caso, nesta avaliação deve ser levados em conta os diversos fatores que influenciam na saúde ambiental.

Sérgio Nogueira

A INSUBSTITUALIDADE DO SER



Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.

Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é
insubstituível"!

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.

De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim. E Beethoven?

- Como? - o encara o diretor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?

Silêncio…

O funcionário fala então:

- Ouvi essa estória esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito
pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos,
mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e
que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar. Então, pergunto: quem
substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha?
Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul
Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? Etc.?…

O rapaz fez uma pausa e continuou:

- Todos esses talentos que marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer
bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, mostraram que são sim,
insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado
para alguma coisa. Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos
e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar no brilho de
seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar seus 'erros ou deficiências'?

Nova pausa e prosseguiu:

- Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se BEETHOVEN ERA SURDO , se
PICASSO ERA INSTÁVEL , CAYMMI PREGUIÇOSO , KENNEDY EGOCÊNTRICO,
ELVIS PARANÓICO… O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras
de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Mas
cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços,
em descobrir os PONTOS FORTES DE CADA MEMBRO. Fazer brilhar o talento de cada
um em prol do sucesso de seu projeto.

Divagando o assunto, o rapaz continuava.

- Se um gerente ou coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua
equipe, corre o risco de ser aquele tipo de ‘técnico de futebol’, que barraria o Garrincha por
ter as pernas tortas; ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola; ou Beethoven por ser
surdo. E na gestão dele o mundo teria PERDIDO todos esses talentos.

Olhou a sua a volta e reparou que o Diretor, olhava para baixo pensativo. E voltou a dizer
nesses termos:

- Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não
haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem
chefes nem subordinados… Apenas peças… E nunca me esqueço de quando o Zacarias dos
Trapalhões que 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em
cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso
irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:…NINGUÉM…Pois nosso Zaca é
insubstituível.” – concluiu, o rapaz e o silêncio foi total.

Conclusão:

PORTANTO NUNCA ESQUEÇA: VOCÊ É UM TALENTO ÚNICO! COM TODA
CERTEZA NINGUÉM TE SUBSTITUIRÁ!

"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma
coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."

"NO MUNDO SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE VÃO TE AMAR PELO QUE
VOCÊ É… E OUTRAS… QUE VÃO TE ODIAR PELO MESMO MOTIVO…
ACOSTUME-SE A ISSO… COM MUITA PAZ DE ESPÍRITO…"