sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Viver com alegria

Epicuro foi um grande filósofo.   Viveu de 342 a 271  A C .  Fundou sua própria Escola denominada  Jardim.  Foi considerado o filósofo da alegria, do prazer, da serenidade e da doçura.  Chamam atenção seus ensinamentos sobre  o prazer e o desejo. Admitia mulheres e crianças em sua Escola, o que não era aceitável em sua época. Amava a vida em contato com a natureza.  Muitos confundem seu pensamento ligando-o ao hedonismo moderno, o  que é um despropósito.  A finalidade da vida humana, segundo Epicuro,  é a busca da tranqüilidade,do prazer e da felicidade suprema, um estado superior que poderá atingir  a alma humana, denominado ataraxia.  Para tanto é necessário domínio sobre si mesmo, equilíbrio e moderação.  
Trocando em miúdos, por exemplo, a busca do prazer deve ser algo ponderado e inteligente, de modo a não prejudicar minha saúde, o mais alto prazer que o ser humano pode experimentar, segundo o filósofo.  Se gosto de um bom vinho, de uma boa mesa,  não posso exagerar, sair da  linha, pois esta atitude poderá prejudicar minha saúde e impedir que sinta mais vezes o mesmo prazer.   Como podemos ver, é impróprio considerá-lo   precursor do hedonismo moderno, fruto de uma sociedade dos excessos e dos extremos como é a nossa,  causadora de profundas perturbações  e inquietudes  que avassalam nossa existência, lançando-nos no profundo abismo da  falta de paz e serenidade.
O trânsito  é um sintoma  inequívoco da inquietude do ser humano. Que prazer   é viajar, sair da rotina, curtir uma praia, uma cachoeira,  conhecer outras pessoas, experimentar outros sabores, outros cheiros, outros amores.   Entretanto, não temos equilíbrio…    A  BR 381 que corta nossa cidade é considerada a mais perigosa do Brasil. Ceifa vidas indiscriminadamente. A principal razão é a imprudência,  a imperícia, a insensatez… Correr qual o porquê?   Pressa  para chegar a onde?  Sofreguidão?  Cobiça? Avidez? Raiva?  Tudo escapa de  nossas mãos, como a água que desce  de  galope  na cachoeira de nossa vida.
Epicuro tem muitas lições para nos ensinar.  Precisamos parar de correr e aprender a   abraçar a vida em plenitude.    Descobrir o prazer do cheiro da manhã, o cheiro  da terra seca aspergida pelas primeiras gotas de chuva. Provar do bom de viver  sem pressa e  jogar prosa fora.   Quem sabe aquele banco do jardim!   Quem sabe aquele baile!  Quem sabe aquela cantiga de ninar! Quem sabe  aquela viagem sem pressa!
Retirado do blog do prof. Gilberto

MELANCOLIA


Dentre os vários problemas com que se debate a Humanidade, está a melancolia.

A melancolia é um estado d'alma de difícil definição, porque se manifesta nas profundezas do sentimento.

Sabemos que não nos encontramos pela primeira vez na Terra. Já vivemos aqui em outras épocas, em outros países, na companhia de outras pessoas.

Viajores que somos da Eternidade, trazemos em nós as marcas das experiências vividas nas várias existências.

Hoje estamos na Terra novamente, num corpo diferente, talvez nesse país por primeira vez, numa situação social diversa da vivida em outras épocas.

Assim sendo, vez que outra nos deparamos com situações que tocam pontos guardados nos porões da nossa alma, e sentimos uma saudade de algo que não sabemos o que é.

Ou, ainda, sentimos uma vaga tristeza, uma depressão injustificável.

Fatos, situações, pessoas, música, perfume são indutores dessas incursões inconscientes no passado e, conforme tenha sido a experiência, será o sentimento.

Se o registro é de uma experiência feliz, nos sentiremos bem. Se, ao contrário, foram experiências malfadadas, teremos o sentimento correspondente.

Existem pessoas que, quando se deparam com o tempo nublado, frio e cinzento, sentem-se deprimidas.

Outras, o tempo chuvoso as faz sentirem-se muito bem.

Outras, ainda, quando ouvem uma música, sentem-se transportadas imediatamente de um estado d'alma a outro completamente inverso.

Por vezes, pessoas do nosso relacionamento nos dizem alguma coisa que nos deixa tristes, melancólicos, sem que exista motivo para tanto. Mas o problema não está no que dizem, e sim em como dizem.

Quando nos percebermos mergulhados em melancolia, devemos fazer esforços para mudar o clima psíquico, através da leitura edificante, de uma prece, da companhia de alguém que nos ajude a sair dela.

Jamais deveremos dar asas a esse tipo de sentimento, para que não mergulhemos nele ainda mais, a ponto de perdermos o controle da situação.

Nos momentos de depressão, quando inconscientemente mergulhamos no passado, Espíritos infelizes ou antigos comparsas podem tentar nos envolver nas mesmas teias dos equívocos por nós cometidos anteriormente, levando­-nos a estados de difícil retorno.

Por essa razão é que não devemos nos entregar aos braços da melancolia ou da depressão.

É imperioso que façamos esforços, que busquemos com muita vontade mesmo, mudar nosso clima mental, buscando a sintonia com nossos Benfeitores Espirituais, que sempre nos amparam e auxiliam em todos os momentos da nossa existência.

Agindo assim, guardemos a certeza que logo mais, num amanhã feliz, saberemos o quanto valeu a pena passarmos por essas situações com coragem e dignidade, porque, então, nos aguardarão de braços abertos, os afetos dos quais tanta saudade sentimos.
Redação do Momento Espírita

Vale a pena ser honesto?????


Vale a pena ser honesto? Penso que sim. Afirmo que não! É diante deste paradoxo que escrevo este texto.
Rui Barbosa, no discurso de renúncia ao cargo de senador em 1921 disse: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
O velho filósofo grego Diógenes, andava pelas ruas em plena luz do dia com uma lanterna acesa na mão. E ao ser questionado respondia que estava a procurar um homem honrado.
Ah meu caro Rui! De lá pra cá, as coisas mudaram muito, e mudaram pra pior. A desordem grassa no meio da sociedade, ninguém é de ninguém; todo mundo acusa todo mundo, todos estão preocupados em se dar bem, ao mais desonesto o maior quinhão. A palavra empenhada não mais vale nada; em época de campanha, os nossos políticos, “prometem como sem falta pra faltar como sem dúvida”.
Aposentaram o velho baú onde guardavam nossos réis, transformaram o dinheiro em reais, colocaram no fundo da cueca e o guardaram em paraísos fiscais. E as mudanças não pararam por aí, até o português sofreu a ação predadora das reformas: tiraram o “PH” de farmácia, o “C” mudo de doctor; até lingüiça perdeu o trema (¨)/mais continua linguiça/ tranq uilo, não tem problema/colocar trema, dá uma preguiça. A homofonia alastrou-se tanto no velho português que hoje: genro não é só o marido da filha, manteiga não é apenas um derivado do leite, lula não é só um molusco marinho…       
Alguns políticos nesse país se sentem atraído pelo poder, pelo os altos salários, pela mordomia… tal qual as mariposas se sentem atraídas pela luz. E nada vêem, nada sentem, nada ouvem. Só o que lhes interessa. O analfabetismo, a fome, a miséria… não os prejudica. Ao contrário os beneficia, pois, o miserável é fácil de ser corrompido e o analfabeto é fácil de ser convencido.
Alguns pais, não estão mais ensinando aos filhos: a ética, a moral, os bons costumes… esqueceram de ensinar-lhes que a maneira mais conveniente de alcançar o topo, é o trabalho duro, é escalar a escada, degrau após degrau… e não a esperteza, a conveniência, a conivência, os atalhos escusos…   
Ah meu caro Diógenes! A claridade não nos faz vê a honradez dos homens, nem a escuridão encobre seus vícios. Ambos sente-se na pele, na barriga vazia, na falta de moradia, no desemprego, na ambição de alguns políticos por poder e consequentemente por bons salários, em detrimento da maioria que não ganha nem o suficiente para sobreviver. E por aí a tragédia vai se instalando, caminhando e dominando a situação, piorada com a escuridão originada na pane do sistema de segurança, instalando-se o apagão do setor, somando-se aos apagões de muitos outros sistemas de serviços essenciais para a sociedade brasileira, literalmente órfã de governo.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Exilados de Capela

Caminhada espiritual – a capacidade de reação e superação


Nosso crescimento espiritual pode ser indicado pela variação da velocidade com que superamos os obstáculos.

Se, em determinada situação, a pessoa levava um certo tempo, digamos um mês, para superar uma dificuldade, e passa a perceber que, para superar a mesma situação, ou parecida, está levando dez dias, naturalmente ocorreram mudanças de comportamento, onde a capacidade de reação evoluiu.
Se passa a superar o mesmo tipo de situação em um dia, essa capacidade de superação terá tido uma intensificação. Se passar a tomar uma hora, algo a mais estará agindo internamente e, se chegar a poucos minutos, melhor será, até chegar ao ponto que um problema ou situação não mais afeta aquela pessoa.
Há aí uma clara indicação de progresso que, certamente, estará relacionado com valores interiores manifestados com um poder e intensidade maiores.

Nas nossas vidas, muitas situações parecem estar ali para nos testar ou ensinar. Não se deve fomentar o hábito de delas fugir ou de temê-las: o importante é não nos deixar ser afetados negativamente por elas. Esse é o segredo para não termos que repetir nossa “aprendizagem” através daquela situação.
Quanto mais hábeis nos tornamos em aplicar nossos talentos e valores naturais, mais bem sucedidos seremos em crescer nessa aprendizagem.
A espiritualidade é algo a ser reconquistado, dia após dia.
Para tal acontecer uma caminhada diferente se apresenta a cada um. Cada ser é um ser espiritual único.
Durante o percurso de uma trajetória pessoal mudam a maneira de ver, de entender, de agir, de reagir e de assimilar.
Como num caminho onde há vários obstáculos (quebra molas ou lombadas), se estivermos de bicicleta, parecerá que os obstáculos estarão vindo mais rapidamente que se estivéssemos andando à pé. Se estivermos de carro, ainda mais rápidos.
Os obstáculos, quando entendidos como parte de nossas trajetórias pessoais, como fazendo parte da trajetória que estamos escolhendo para percorrer em nossas vidas, não devem assustar ninguém e nem criar dúvidas. No entanto, deverá estar claro que, chegará o momento em que estaremos passando por eles como que “voando” e não mais seremos afetados pelos obstáculos: eles nem mais parecerão existir.
Na verdade, a mudança ocorrida terá sido em nós e não nos “obstáculos” que ainda lá permanecem, mas não mais atraem nossa atenção.
Nossa visão estará indo em outras direções, não mais para doenças, problemas, dificuldades, hábitos que nos desgastem etç.
O importante será continuar a percorrer a trajetória escolhida, num vôo rumo à reconquista de nossa essência espiritual na qual estaremos nos reencontrando conosco mesmos, em nosso estado mais perfeito, onde a plenitude será uma realidade, assim como a saúde física, mental e espiritual.
Os parâmetros terão mudado e novos paradigmas terão sido estabelecidos. Nossa vida terá sido transformada…por nós mesmos.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

COM AMOR, FÉ E GRATIDÃO X COM AMOR, FÉ E GRATIDÃO X


Há muitas coisas feias nos bastidores do mundo, que fazem com que muitas pessoas se desviem do caminho. Muitas coisas que machucam o coração e que fazem o estudante espiritual perder a fé e o brilho de seu coração.É preciso ter a persistência nessa caminhada espiritual. Porque, muitas pedras são lançadas para bloquear a senda e, até mesmo aquele que está do seu lado hoje, poderá ser amanhã a pessoa que deixará mais uma pedra...Siga o seu coração, siga a luz de dentro, sem jamais perder a esperança.Não importa o materialismo exacerbado do mundo, mas o mundo que está dentro de você e o que faz com ele, nesse caminho que acontece dentro do seu coração. Não é pelo fato de você estar encarnado, nesse momento, que está separado da Existência Maior. Porque, agora mesmo, o seu sentimento está conectado ao Todo*.A busca do sentimento é estar conectado com Ele. Algumas situações aconteceram em seu caminho (como acontece com todos), e lhe trouxeram tristeza, e isso machucou sua fé e abalou sua esperança e bondade. No entanto, a Luz continua em seu coração. Por isso, perdoe. Não carregue sombras em seus propósitos.Persistência e vontade firme são fatores essenciais na senda espiritual.Você é um espírito!E acender a Luz no coração é amar. É sentir-se pleno e sintonizado na estação do Bem. Portanto, não deixe que nada faça você sair dessa sintonia.O amor é como um rio... E muitos querem mergulhar em suas águas. Mas, bem poucos sabem nadar bem nos sentimentos e, por isso, acabam se afogando nos redemoinhos das emoções turbulentas.Não se engane: você terá que enfrentar muitas coisas que estão dentro de si mesmo. E em cada trabalho espiritual, feito de coração, em espírito e verdade, muitas vezes são libertadas cargas deletérias, ligações escuras do passado, muitas vezes entranhadas nos chacras**.É isso: em cada trabalho de amor, você liberta o seu próprio coração.Então, por favor, não faça por menos. Fique na Luz***.

domingo, 16 de janeiro de 2011

DESENCARNES COLETIVOS

Sendo Deus a Bondade Infinita, por que permite a morte aflitiva de tantas pessoas enclausuradas e indefesas, como nos casos dos grandes incêndios?

(Pergunta endereçada a Emmanuel por algumas dezenas de pessoas em reunião pública, na noite de 28 de fevereiro de 1972, em Uberaba, Minas Gerais.)

Resposta:

Realmente reconhecemos em Deus o Perfeito Amor aliado à Justiça Perfeita. E o Homem, filho de Deus, crescendo em amor, traz consigo a Justiça imanente, convertendo-se, em razão disso, em qualquer situação, no mais severo julgador de si próprio.

Quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente.

É assim que, muitas vezes, renascemos no Planeta em grupos compromissados para a redenção múltipla.

* * *

Invasores ilaqueados pela própria ambição, que esmagávamos coletividades na volúpia do saque, tornamos à Terra com encargos diferentes, mas em regime de encontro marcado para a desencarnação conjunta em acidentes públicos.

Exploradores da comunidade, quando lhe exauríamos as forças em proveito pessoal, pedimos a volta ao corpo denso para facearmos unidos o ápice de epidemias arrasadoras.

Promotores de guerras manejadas para assalto e crueldade pela megalomania do ouro e do poder, em nos fortalecendo para a regeneração, pleiteamos o Plano Físico a fim de sofrermos a morte de partilha, aparentemente imerecida, em acontecimentos de sangue e lágrimas.

Corsários que ateávamos fogo a embarcações e cidades na conquista de presas fáceis, em nos observando no Além com os problemas da culpa, solicitamos o retorno à Terra para a desencarnação coletiva em dolorosos incêndios, inexplicáveis sem a reencarnação.

* * *

Criamos a culpa e nós mesmos engenhamos os processos destinados a extinguir-lhe as consequências. E a Sabedoria Divina se vale dos nossos esforços e tarefas de resgate e reajuste a fim de induzir-nos a estudos e progressos sempre mais amplos no que diga respeito à nossa própria segurança. É por este motivo que, de todas as calamidades terrestres, o Homem se retira com mais experiência e mais luz no cérebro e no coração, para defender-se e valorizar a vida.

* * *

Lamentemos sem desespero quantos se fizeram vítimas de desastres que nos confrangem a alma. A dor de todos eles é a nossa dor. Os problemas com que se defrontaram são igualmente nossos.

Não nos esqueçamos, porém, de que nunca estamos sem a presença de Misericórdia Divina junto às ocorrências da Divina Justiça, que o sofrimento é invariavelmente reduzido ao mínimo para cada um de nós, que tudo se renova para o bem de todos e que Deus nos concede sempre o melhor.


Emmanuel