Verdade e confiança são as raízes de felicidade. |
A eterna busca pela verdade
A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abarcavam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões a cerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.
Para Nietzsche, por exemplo, a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo".
Quem concorda sinceramente com uma frase está alegando que ela é verdadeira. A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade.(1)
(1)(Wikipédia, a enciclopédia livre)
A verdade é sempre mutável ou existe uma verdade absoluta?
Depende de sua consciência estar desenvolvida. Se ela está desenvolvida pode-se encontrar muitas partes da verdade. Para a consciência humana não há a possibilidade de se conhecer toda a verdade. A consciência humana só pode perceber uma verdade muito relativa e segundo aquilo que cada um pode compreender e segundo aquilo que cada um tem condições de viver. Como ser humano ou consciência humana nenhum de nós pode dizer que sabe alguma verdade. Sabemos aquilo que estamos interessados em saber. Porque nem sempre queremos saber a verdade. E vamos conhecer apenas aquele tanto que a nos é possível. E nós só conhecemos aquele tanto de verdade, quando temos condição de segui-la. Porque se não temos condições de segui-la, ela não se apresenta. Ela se apresenta naquela proporção que podemos seguir. E podendo seguir resta seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário