sábado, 6 de novembro de 2010

O que é o universalismo?




O que é o universalismo?

É uma forma de desenvolver a consciência sem dogmas ou paradigmas, sem determinismos, que procura unir a sabedoria do oriente a do ocidente, a ciência e a espiritualidade, aproveitando tudo que é de bom, sem preconceitos e determinismos.

É o mesmo que dizer que a melhor religião é a do coração e a melhor filosofia é a de fazer o bem, com simplicidade, leveza e amorosidade. O universalismo busca mostrar para as pessoas que não precisamos apenas de religiosidade, precisamos de espiritualidade, o que refere-se ao estado de espírito, ao nível de consciência, que é o que realmente necessitamos. Ser religioso não garante uma consciência espiritualizada.

2-)Qual é o melhor caminho para busca da espiritualidade?

Não existe um melhor caminho, assim como não existe uma melhor doutrina ou religião. Há milhares de caminhos que podem nos ajudar a desenvolver essa consciência. O fundamental é que a pessoa aprenda a assumir e cumprir compromissos com ela mesma, sendo indispensável que ela se dedique muito, aprenda a olhar para dentro, aprenda a se guiar pelo coração, pela intuição.

O melhor caminho é uma escolha pessoal, mas é sensato dizer que sempre deve ser acompanhado de muito discernimento, humildade para exterminar qualquer forma de absolutismo ou determinismo. Também é importante frisar que se não houver dedicação e aprofundamento a busca fica complicada.

A prática de leituras edificantes, o desenvolvimento do hábito da boa e velha oração, as meditações, a participação em palestras, a realização de vivências e cursos sobre a temática da espiritualidade, o contato com a natureza também são bons caminhos para se desenvolver.

3-)Se existem tantos caminhos adequados para buscar Deus, porque há tanta briga por defender qual é a melhor religião?

Porque existe muita ignorância, disputa de poder, necessidade de controle, ego, vaidade e um distanciamento muito grande da verdadeira fonte divina. Essa forma de estimular a espiritualidade está verdadeiramente fora de moda, haja visto a evidente evasão de fies em muitas religiões pelo mundo.

As religiões podem ser instrumentos auxiliares para ajudar as pessoas buscar espiritualidade, no entanto não são indispensáveis e não detém a verdade integral sobre nada. O que evidenciamos não é a luta entre o bem e o mau, no entanto a batalha acirrada entre a sabedoria e a ignorância.

4-)O que significa dizer que a melhor religião é a do amor e que a melhor filosofia é de fazer o bem?

Significa que para desenvolver a espiritualidade não precisamos ser de uma religião ou outra. Não é necessária essa escolha. Que a melhor forma de buscar a evolução espiritual acontece pelo discernimento do coração, humildade, simplicidade e leveza.

5-)Se existem várias formas de buscar a espiritualidade, e essas independem de religiões, então qual o papel das religiões nesse contexto?

As religiões são importantíssimas para muitas camadas da população em todo o mundo. Algumas pessoas estão tão distantes de suas essências que não sabem nem por onde começar essa caminhada, não estão prontas para desfrutar essa liberdade presente no século XXI.

Muitos indivíduos em seus determinados estágios evolutivos, sem uma regra ou método, jamais conseguiriam vislumbrar qualquer forma de espiritualidade. Outro fato importante é que muitas religiões são sérias e bem intencionadas, apresentando maneiras saudáveis de estreitar essa conexão do Eu do ego com o Eu divino, portanto se usadas com sabedoria podem ser muito úteis.

O que chamamos a atenção é que vivemos um período especial, porque jamais existiram tantas possibilidades e tanta liberdade nessa busca. Por conseqüência, quem souber utilizar com harmonia essa dádiva divina para atualidade, dificilmente irá se prender a qualquer religião. Isso porque não é saudável para a evolução espiritual de qualquer pessoa adotar apenas uma via de acesso a Deus.

6-)Quais as vantagens na busca pela espiritualidade no século XXI?

Nunca em toda a história da humanidade, existiu um momento tão propício para se espiritualizar e crescer consciencialmente. Liberdade, abertura, acesso, disponibilidade, tecnologia de ponta, informação em tempo real, etc. A ciência aliada a espiritualidade já dá sinais de ser a grande força evolutiva para esse século. Isso tudo utilizado com sabedoria pelo Homem se configura em um momento especial sem precedentes na história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário