quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

VISITE INSTITUTO RICARDO BRENNAND (EM PERNAMBUCO)



INFORMAÇÕES:
O Instituto Ricardo Brennand está em cartaz com as mostras "Frans Post e o Brasil Holandês", "O Julgamento de Fouquet" e "Paisagens Brasileiras do Século XIX", na Pinacoteca. O Museu Castelo São João também encontra-se aberto à visitação com um rico acervo de armas brancas.

Horário: terça a domingo, das 13h às 17h.
Entrada: R$ 15,00 (inteira)
R$ 5,00 (Estudantes, Professores e Idosos acima de 60 anos com documentação comprobatória). Obs. Crianças até 7 anos gratuito.

Telefones: [81] 2121.0352/0365



TOUR VIRTUAL Feriados de Natal e Ano Novo - 24 e 25/12/2011 – FECHADO - 31/12/2011 e 01/01/2012 – FECHADO
Demais dias aberto normalmente, de terça a domingo, das 13h às 17h.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

FIM DO MUNDO EM 2012????




"Profecia de 2012 será sobre crise de consciência":
Fernando Malkún

http://www.eltiempo.com/gente/ARTICULO-WEB-NEW_NOTA_INTERIOR-10532169.html

O especialista em cultura maia explica o que esta civilização escreveu durante o próximo ano. Há quinze anos atrás, Fernando Malkun, barranquillero ( natural de Barranquilla, uma cidade da Colômbia) de origem libanesa, deixou a arquitetura que tinha estudado na Universidade de los Andes, e a qual havia se dedicado por quase uma década, para responder às perguntas que se atravessaram em sua vida. Durante esse tempo, ele se encontrou com a cultura Maia e dedicou-se completamente ao seu estudo. Hoje é um especialista no tema, com reconhecimento internacional e continua viajando pelo mundo explicando a mensagem que esta civilização deixou para os seres humanos.

Os maias disseram que o mundo iria acabar em 2012?
Estão gerando um pânico coletivo absurdo aduzindo que eles tinham anunciado que o mundo iria acabar em dezembro de 2012. Não é verdade. Os Maias nunca usaram a palavra fim. Anunciaram um momento de mudança, de grande aumento de energia do planeta, o que causaria "eventos de destino", isto é, definitivos, nas pessoas. O problema é que o nível de consciencia da maioria das pessoas atinge apenas o fim do mundo e não a transformação de consciencia.

Quando isso vai acontecer?
Não vai acontecer, está acontecendo. As pessoas não estão juntando todas as peças do quebra-cabeças para perceber isso. Acreditam apenas que estes eventos atuais são causados por um conjunto de "coincidencias" evolutivas. Mas estamos em uma onda de mudanças como nunca antes.
O que se percebe, segundo o que é dito pelos Maias?
A profecia anunciou que o planeta aumentaria a sua freqüência vibracional, o que é um fato: esta freqüência, que se mede com a ressonância Schumann, passou de 8 a 13 ciclos. Todos os planetas do sistema solar estão mudando. De 1992 até hoje, os pólos de Marte desapareceram 60 por cento e Vênus tem quase o dobro de luminescência. Passamos 300 anos registrando o Sol e as tempestades solares maiores têm ocorrido nos últimos seis meses. Houve um aumento de terremotos de 425 por cento. Tudo está acelerado dos pontos de vista geofísico e solar. Nosso cérebro, que irradia suas próprias ondas, é afetado por essa maior irradiação do sol. Essa carga eletromagnética é o motivo por que sentimos o tempo mais rápido. Não é o tempo físico, mas o tempo de percepção emocional.

Fale sobre 1992. Por que este ano? O que aconteceu ?
A essência das profecias maias é comunicar a existência de um ciclo de 26.000 anos, chamado "o grande ciclo cósmico". Tudo, estações, meses, dias se ajustam a esse ciclo. Há 13 mil anos atrás, o sol –assim como agora- irradiou mais energia no planeta e derreteu a camada de gelo . Essa camada desaguou no mar, elevou o seu nível em 120 metros e ocorreu o chamado "Dilúvio Universal ". Os Maias disseram que quando o sistema solar estiver novamente a 180 graus de onde estava a 13.000 anos atrás, a Estrela do Norte brilha sobre o pólo, a constelação de Aquário aparece no horizonte e o trânsito décimo terceiro de Vênus se der - o que vai acontecer em 6 de junho de 2012 - o centro da galáxia pulssará e haverá manifestações de fogo, água, terra, ar. Eles falam, especificamente, de dois períodos de vinte anos , de 1992 a 2012 e 2012-2032 - de intensas mudanças.
Por que anunciavam isso?
A proximidade da morte faz com que as pessoas repensem suas vidas, examinem e corrijam a direção que tomam. Isso é algo que ocorre somente se algo se aproxima de você, ou você passa diretamente, te impacta tremendamente. Isto é o que tem acontecido com os tsunamis,os terremotos, as catástrofes naturais de que vivemos, os conflitos sociais, economicos, etc.

Então, eles falam de morte. Eles falam de mudança, de um despertar da consciência. Tudo o que está errado com o planeta está se potencializando com o objetivo de que a mente humana se dedique a resolvê-lo. Há uma crise de consciência individual. As pessoas estão vivendo "eventos de destino", seja em seus relacionamentos, seus recursos, em sua saúde. É um processo de mudança que se baseia principalmente no desdobramento invisível, e está afetando em especial à mulher.
Por que as mulheres?
A mulher é quem terá o poder de criar a nova era, devido à sua maior sensibilidade. De acordo com as profecias - não só as maias, mas muitas-, a era que se aproxima é de harmonia e espiritualidade. As coisas que estão mal vão se resolver no período que os Maias chamaram de "tempo do não tempo", que será de 2012-2032. Desde 1992, o percentual de mulheres que vêem a aura (seres curadores) do planeta tem aumentado. Hoje, é de 8,6 por cento. Imagine que em 2014 seja de 10 por cento. Isso significaria o início de um período mais transparente. Essa seria a direção da mudança não violenta.
Mas o que se vê hoje é um aumento na agressividade ... As duas polaridades são intensificadas. Estão abertos os dois caminhos, o negativo, escuro, destruição, de confronto do homem com o homem; e o de crescimento da consciência. Existem várias vozes que estão levando os seres humanos a pensar sobre isso. Desde 1992, as informações proibidas dos gnósticos, dos maçons, dos Illuminati, estão abertas para que se utilize no processo de mudança de si mesmo. A religião esta acabando e a religiosidade é que irá permanecer.

Tudo isso , os Maias deixaram de escrito, assim específico?
Não a esse ponto. Eles disseram que o sol iria mudar as condições do planeta e criar "eventos de destino ". O sol bateu todos os recordes este ano. Os Terremotos aumentaram 425 por cento. A mudança de temperatura é muito intensa: de 92 para cá aumentou quase um grau, o mesmo que subiu nos últimos 100 anos anteriores. Antes, havia 600 ou 700 tormentas elétricas simultâneas, hoje há duas mil. Antes se registravam 80 raios por segundo, agora caem entre 180 e 220.
Como eles sabiam que isso ia acontecer?
Eles tinham uma tecnologia extraordinária. Em suas pirâmides havia altares de onde eles estudaram o movimento do sol no horizonte. Produziam gráficos com os quais sabiam quando haveria as manchas solares, quando aconteceriam tempestades elétricas. Foi um conhecimento que receberam dos egípcios, que, por sua vez, o receberam dos sacerdotes sobreviventes da Atlântida, civilização destruída 13.000 anos atrás. Os Maias aperfeiçoaram o conhecimentos e foram os criadores dos calendários mais precisos. Um deles, chamado “Conta larga” termina em 21 de dezembro de 2012, e marca o ponto do centro exato do período de 26.000 anos. Eles sabiam que essas mudanças estavam vindo e o que eles fizeram foi dar essa informação para o homem de 2012.
Será que estas mudanças só foram levantadas por eles? Todas as profecias falam da mesma coisa. Os hindus, por exemplo, anunciam o momento de mudança e falam sobre a chegada de um ser extraordinário qual o mundo ocidental cristão apregoa. Os Maias nunca falaram de um ser extraordinário que viria para nos salvar, mas falaram de crescer em consciência e assumir a responsabilidade, cada ser na sua individualidade.
E se as pessoas não acreditam nisso? Acreditando ou não, vai senti-lo no seu interior. A mudança que estamos vivenciando não é algo de se acreditar ou não. Neste momento, a maioria está vivendo um tempo de avaliação de sua vida. Por que estou aqui, o que está acontecendo, para onde eu quero ir? Basta olhar o crescimento da busca de espiritualidade, não de religiosidade, porque a religião não está dando mais respostas às pessoas.
A sua vida pessoal mudou?
Há quinze anos atrás, eu era tremendamente materialista. Minha conduta é muito diferente hoje. Eu me perguntei por que estava aqui, para quê, e por razões especiais acabei metido no mundo Maia. E posso afirmar que não se tratam de crenças falsas para substituir crenças falsas. Tirei muitas histórias da minha mente, mas eu ainda estou no terceiro nível de consciência, que é dominante no planeta. Quem está mais em cima?
Há pessoas que estão em um nível 4 ou 5. São as menos famosas, de perfil baixo. Em uma viagem conheci um jardineiro extraordinário, por exemplo. Estes seres estão em serviço permanente, afetando a vida de muitas pessoas, mas não publicamente.
O que devemos fazer, de acordo com essa teoria?
O universo está nos dando uma oportunidade individual para reestruturar nossas vidas. A maneira de sincronizar-nos é, primeiro, não ter medo, perceber que podemos mudar nossa consciência. A física quântica já disse: a consciência modifica a matéria. O que significa que sua vida depende daquilo que você pensa. A distância entre causa e efeito tem diminuído. Há vinte anos atrás, para que se manifestasse algo em sua vida, necessitava-se de muita energia. A vinte anos atrás qualquer fator de punição de um ato maldoso ganhavam-se os anos para receber alarde. Hoje tudo ganha destaque rápido. A corrupção pelo mundo a fora tem ganhado destaque internacional. As ditaduras estão caindo. As religiões estão a cada dia mais problemáticas, Hoje, você pensa algo e em uma semana está acontecendo. Sua mente causa isso. O que devemos é buscar, as respostas estão aí.

__._,_.___
.
O universo está nos dando uma oportunidade individual para reestruturar nossas vidas.

sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL




Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui. Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia. O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração. Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes. Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos! FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Previsões para 2012


Graziella Marraccini


Ao se aproximar o ano de 2012, começamos a indagar o que nos reserva o futuro, especialmente porque este próximo ano foi muito comentado em relação às previsões do Calendário Maia que indicam este como sendo um ano crucial para o nosso planeta.
Em nossa mente, começam a pipocar inúmeras perguntas: como será o novo ano?

Conseguirei alcançar minhas metas? Cumprir minhas promessas? Teremos crises mundiais? Tsunamis, catástrofes? Como ficará minha saúde? E minhas finanças? Enfim, não faltam perguntas na mente de todos, não é mesmo? Em nível pessoal, as previsões fazem parte daquilo que chamamos de Previsões Anuais que indicam os ciclos dos chamados 'Deuses da Mudança" (incluem progressões lunares e trânsitos planetários) e requerem os dados de nascimento da própria pessoa numa consulta confidencial. Em nível mundial, porém, é possível analisar os fatores astrológicos mais importantes que indicam se um ano será mais ou menos favorável, descrevendo as principais tendências astrológicas. Por último, podem ser analisados mapas de Países, como eu costumo fazer anualmente para o Mapa do Brasil.

Desde que abrimos o nosso site pessoal em parceria com o STUM costumamos publicar as Previsões Anuais para o Brasil, numa análise baseada no Mapa da Independência do Brasil, ou seja, no momento exato em que o Brasil 'nasceu' como nação independente em 7 de setembro de 1822, por volta das 16h30, em São Paulo.

O Brasil tem o Sol em Virgem, o Ascendente em Aquário, a Lua em Gêmeos. Em astrologia Mundial, o Sol tem relação com aquilo que o país revela sobre sua 'personalidade coletiva' mas também se relaciona com as figuras de destaque, os artistas, os chefes de estado e as lideranças nacionais. O Ascendente se relaciona com a imagem que temos coletivamente em relação aos outros países, ou seja, como nos mostramos aos olhos do mundo. Aquário, signo do Ascendente, relaciona-se com aquilo que chamamos 'fraternidade, igualdade e liberdade', e se refere também aos assuntos sociais e comunitários, ao progresso e ao futuro. A Lua tem a função de nos mostrar a emotividade coletiva, ou seja, como o povo reage e se expressa, e indica os movimentos públicos, os assuntos do trivial doméstico das famílias, do dia a dia, do trabalho diário. A Lua do Brasil se encontra em conjunção com Júpiter no signo de Gêmeos, o que explica, em parte, porque nosso povo é tão emotivo, sentimental, ao mesmo tempo que tem aquela atração incrível pelos assuntos triviais, à família, e também porque adora novelas e futebol! Um pouco de exagero na expressão das emoções e até uma certa dificuldade em aceitar limitações e restrições também podem ser fruto dessa conjunção planetária. Mas vamos a análise de 2012:

TRÂNSITOS PLANETÁRIOS: CICLOS DOS PLANETAS LENTOS

Em astrologia mundial, o trânsito dos planetas lentos sobre o mapa natal de um país ou cidade, são importantes para indicar que tipo de sincronicidade astral irá atuar numa determinada área. Deste jeito, poderemos determinar como o planeta irá atuar e em que área irá efetuar sua influência. Além disto, a interação entre vários planetas nos ajudará a formar um quadro mais preciso sobre essa ação. Examinamos principalmente os planetas lentos, Júpiter e Saturno, e depois Urano, Netuno e Plutão, por serem relacionados com a coletividade, ou seja, com o destino coletivo.

Plutão se encontra a 6º de Capricórnio e continuará seu curso nos próximos 19 anos aproximadamente. Ele está em conjunção desde 2007 com os planetas Netuno e Urano que se encontram na cúspide da Casa XI do mapa do Brasil. Esta é a Casa astrológica de Aquário tradicionalmente relacionada com os projetos futuros, os membros do Congresso, os sindicatos e partidos políticos de esquerda, o legislativo e o parlamento. Plutão se relaciona com os assuntos sexuais, como AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, com a corrupção, com o petróleo, a computação, a reserva de mercado, o metrô, esgotos, túneis, e assuntos da coletividade. Por isso, ainda teremos grandes modificações (transformações) nestas áreas que terão o foco das ações do congresso.

As falcatruas, as sujeiras que estão surgindo no ambiente político são frutos desta ação e tomara que isso sirva para transformar e purificar todo esse ambiente! A área da Casa XI tem analogia também com a ciência e a tecnologia, as descobertas científicas, os projetos de longo prazo, e esse aspecto astrológico poderá promover belíssimas conquistas especialmente na área da genética, computação, transplantes e pesquisa científica e tecnologia. Os países amigos (vizinhos ou não) continuarão sendo alvo das iniciativas do Congresso no sentido de aprovar leis protecionistas em relação ao mercado de capitais ou outros campos de nossa economia.

O aspecto de conjunção de Plutão com Urano e Netuno no mapa natal do Brasil permanecerá intenso até 2012, diminuindo finalmente em 2013, por isso as transformações e remanejamentos nesta área influenciarão ainda nosso país por um longo tempo e muitas coisas ainda irão surgir, sujeiras que estão escondidas por debaixo do pano: a corrupção será muito focalizada pela mídia e irá descobrir as falcatruas cometidas pelos governantes como já esta acontecendo há alguns anos. Além disso, como Plutão rege também o petróleo e os produtos do nosso subsolo e as riquezas minerais, esses assuntos estarão sendo ainda salientados na mídia do país, como já vimos acontecendo com a descoberta do petróleo na camada de pré-sal. O campo da computação, as obras do metrô e esgotos e saneamento básico, os túneis, são fatores regidos por Plutão. Os centros espaciais e os combustíveis como o biodiesel também serão alvo de ações por parte do Congresso.

Capricórnio, signo onde Plutão transita, representa os governantes e as classes dirigentes, a administração pública e privada das grandes empresas, os chefes de maneira geral e as personalidades de destaque do país. Esse signo é relacionado ao governo, ao sistema capitalista que rege a economia ocidental, e indica o status social e o ambiente profissional. O Brasil tem parte deste signo ainda na Casa XI cujo significado foi descrito anteriormente. A reputação do nosso país estará em evidência como uma potência emergente e de grande importância e terá voz atuante nos planos de longo prazo que irão mudar os paradigmas da economia mundial.

Em progressão mundial, Plutão estará novamente em quadratura (aspecto tenso) com Urano, num mesmo aspecto que aconteceu entre maio e setembro de 2011 e no mesmo período de 2010. Isso indica que os problemas econômicos não acabaram, mas chegarão a um ponto crucial com o sobe e desce das bolsas, o crack de bancos e modificação dos modelos econômicos. Iniciaremos mais um período difícil, marcado por medidas restritivas e dramáticas, inclusive, em nível mundial. Depressão, pessimismo, privações e miséria serão assuntos na mídia, especialmente entre maio e junho. As mortes coletivas podem aumentar ainda mais nos países menos desenvolvidos. Os meses de junho e julho serão particularmente difíceis.

Netuno ingressa no signo de Peixes em fevereiro e ficará em trânsito, nos próximos 12 ou 13 anos. Netuno, Deus dos Oceanos, tem analogia com a casa de Peixes e com o Carma coletivo, com o sofrimento, a pobreza, os hospitais, os excluídos, os índios e as minorias sociais e raciais. Outros assuntos focalizados por Netuno são também os pescadores e os assuntos do mar, assim como das águas de maneira geral. Um outro foco será dado ao contrabando, ao tráfico de drogas e outras máfias de todo tipo.
Por essa razão, esses assuntos ainda serão focalizados pela mídia, pois farão parte de nossa responsabilidade cármica coletiva e não serão facilmente resolvidos a não ser através de uma mobilização da sociedade como um todo. Porém, Netuno é também o planeta do onírico, do sonho, da fé e do esoterismo, da inspiração e da criatividade. Mas no aspecto negativo, este planeta evidencia todos os vícios da humanidade, os problemas sociais, o mundo do crime, das drogas, dos seqüestros, da violência, da pirataria, das transgressões e das máfias.
Netuno em aspecto tenso aumenta o risco de epidemias e envenenamentos, vírus e epidemias, contaminação das águas, dos mananciais, falta ou excesso de água, perigo de afogamentos e naufrágios. A passagem de Netuno no ASC do Brasil parece deixar, porém, as pessoas muito entorpecidas, sonhadoras, preferindo a fuga à ação. Não é por acaso que não conseguimos mais reagir com a devida firmeza contra os inúmeros escândalos na classe política! O período mais tenso acontece entre março e julho.

Do ponto de vista mais negativo, esse trânsito planetário salientará ainda mais a condição da saúde pública dos hospitais, a superlotação das prisões, onde ainda ocorrerão casos de intoxicações, envenenamentos, contaminações por vírus, erros médicos, etc.
A máfia do tráfico continuará reinando nas favelas do Rio de Janeiro e as inundações, chuvas, marés e poluição das águas em geral serão focalizadas pela mídia, assim como o derretimento das calotas polares, e a poluição, causas do aquecimento global. Álcool e gás também são assuntos de Netuno e podem ser alvo de medidas do governo.

A primeira casa do zodíaco representa o povo do país e a forma como esse povo se mostra, ou seja, a personalidade coletiva do brasileiro. Por isso, continuaremos sendo evidenciados por esses assuntos mais negativos, porém, o seremos também pela nossa música, pelo nosso cinema que continuará em destaque no exterior. Salientando a necessidade de melhorar as relações inter-raciais e a tolerância; nosso povo precisará continuar no caminho da espiritualidade.

Urano em trânsito em Áries desde março de 2011 avança pela Casa II, casa dos bens materiais, dos bancos e do dinheiro. A conjunção de Urano com o Plutão natal do mapa, ativa desde o ano passado, e persistente o ano inteiro, pode indicar o início de reformas na área financeira e também de outras medidas visando especialmente retomar algumas taxas como a CPFM, algo já tentado e abandonado. Urano estará em Áries que é um signo de violência e de agressividade e de iniciativas também. Urano certamente servirá de estopim para ações reformadoras em muitos campos, mas, especialmente, na área financeira. Urano funciona como um holofote, um cristal que reflete a luz do sol de várias maneiras, abrindo o caminho da luz onde existem as trevas. Não há como esconder mais a corrupção, a roubalheira, a sujeira que está debaixo do tapete! A conjunção deste planeta com Plutão do mapa natal já dura há mais de um ano e avançará até os primeiros meses 2013. Seja bem-vinda a limpeza!

Saturno transita agora no signo de Libra ainda até setembro, já influencia a Casa IX, que é a casa da justiça, das leis, da religiosidade, dos relacionamentos com os países estrangeiros. Em outubro Saturno ingressa em Escorpião.

Saturno é o planeta das limitações da responsabilidade, das ações do governo que visam regulamentar essas áreas da nossa vida coletiva. Nos primeiros meses do ano e depois a partir de agosto ao final do ano ele ficará em conjunção com Marte indicando medidas restritivas em relação as áreas indicadas pela casa planetária. A partir de outubro de 2012 ele ficará também em oposição ao Saturno natal do mapa do Brasil. Este não será um período fácil: haverá depressão, pessimismo, restrições e leis duras e limitadoras, medidas de contenção da inflação e o aumento do custo de vida. Provavelmente teremos crise na construção civil. Partidos conservadores e de situação ganharão destaque. Assuntos ligados aos mais velhos, como aposentadoria, proteção para terceira idade, também serão focalizados. O clima estará mais frio e seco. Medidas econômicas restritivas deverão ser focalizadas ainda entre 2013, portanto é bom se preparar para as vacas magras.

Júpiter é chamado de grande benéfico, e transita na Casa III, em Touro e esta é a área da comunicação, marketing, comercio, importação e exportação. A conjunção de Júpiter com Saturno volta no inicio do ano no signo de Touro e será favorável ao nosso país, indicando medidas de saneamento da economia, equilíbrio da balança comercial. Melhora da economia especialmente em março, abril e maio. A partir de junho, Júpiter, iniciará uma conjunção com a Lua e com o Júpiter com mapa natal do País. Essa conjunção voltará a acontecer entre novembro de 2012 e abril de 2013. Indica euforia, otimismo e expansão em muitos sentidos. Pode indicar um período de prosperidade mas também de exageração de excessos em muitos sentidos. È possível que focalizemos também os investimentos e a inflação, a economia de mercado. O turismo estará em evidencia talvez em vista dos jogos olímpicos, copa do mundo, etc. etc.

Junho e julho serão marcados por acontecimentos coletivos de grande intensidade, capazes de promover uma comoção generalizada. Em 06 junho Vênus será eclipsada pelo Sol, completando um ciclo de 224 dias e ¾. Essa é a indicação fornecida pelo Calendário Maia. Lembrando que Vênus rege Touro (bens e valores materiais e bancos) e Libra (relacionamentos humanos e sociedades) podemos pensar que estas duas áreas entrarão em colapso. O equilíbrio econômico e a paz mundial estarão ameaçados ou serão finalmente alvo de medidas definitivas e coletivas.

Continuemos a agir com fé, melhorando nossa espiritualidade e a conexão com o Todo, pois é somente desta forma que conseguiremos superar as dificuldades e percalços que encontraremos no caminho. Lembremos que tudo está na Divina Ordem!

Fonte:stum

A IMPORTÂNCIA DO PENSAR E CONHECER-SE NA MAÇONARIA

Todos os direitos do portal Maçônico


O Ser humano distingue-se dos demais animais pela capacidade de processamento de informações através do ato de pensar.

Pensar é formar idéias na mente, é imaginar, considerar ou descobrir. O filósofo René Descartes disse: “com a palavra pensar entendo tudo o que sucede em nós, de tal modo que o percebemos imediatamente por nós mesmos: portanto, não só entender, querer, imaginar, e sim também sentir é o mesmo que pensar”. Pensar estabelece relações, as conceitua e encontra um significado para elas. Formar relações entre vários conceitos é julgar. Estabelecer o significado de vários conceitos é raciocinar. Assim o ato de pensar implica três funções básicas: conceituar, julgar e raciocinar.

O pensador mexicano Antônio Caso dizia: "liberdade é pensamento. Pensamento é liberdade. Na essência do pensar está a autonomia." Partindo dessa última definição de que na essência do pensar está a autonomia, na Maçonaria o ato de pensar está diretamente ligado ao postulado da Liberdade. Liberdade para desenvolver seus conceitos a partir dos ensinamentos recebidos, porque somos livres e autônomos para falar e assumir posições, sem afastar-nos da filosofia maçônica e de seus princípios.

Filosoficamente, a Maçonaria mostra ao homem-maçom que ele tem um compromisso consigo mesmo, com o seu pensar, o que fazer de sua própria existência. Pois, quando o homem prescinde de si mesmo, de seus deveres, quando o homem abre mão da sua liberdade, da quantificação do seu Eu, quando o homem esquece de si próprio, está a negar-se como Ser.

Como a intenção desta prancha não é a de aprofundar a busca filosófica da arte real, vamos ao objetivo do pensar e o conhecer-se na Maçonaria, especialmente ao Primeiro Grau.

O Primeiro Grau se estereotipa no “conhece-te a ti mesmo”, divisa escolhida por Sócrates. O grande pensador ensina ao maçom-aprendiz que a primeira coisa a fazer é aprender a pensar. Aprendendo a pensar aprende-se a conhecer, a discernir, a falar. Aprendendo a pensar encontraremos, sem dúvida, meios e modos que facilitam a busca, a procura, a investigação, o ponto de chegada.

Assim, nesse vai-e-vem do pensar, nesse vai-e-vem da busca, o Aprendiz, introspectivamente, passará a conhecer-se melhor.

Conhecer é descobrir o Ser. Assim para o aprendiz, o descobrimento do Ser é o auto conhecimento e deve levá-lo à introspeção, à análise da sua forma de vida antes da iniciação. Estabelecendo a partir de então os limites entre o profano e o iniciado, corrigindo as eventuais falhas de construção de seu edifício, passando a pensar e agir dentro dos limites estabelecidos, que pode significar simbolicamente o nascimento do novo Ser.

O Maçom estará pronto para a busca dos conhecimentos da Ordem a partir do auto conhecimento e da “morte” dos resquícios contrários à filosofia maçônica inerentes ao profano.

“Conhece-te a ti mesmo” nos leva à conclusão de que se não praticarmos o conhecimento de nós mesmos, se não nos propusermos a esmiuçar o nosso espírito com o objetivo de melhorá-lo, com a intenção de aperfeiçoar nosso intelecto, não projetaremos em nós uma melhoria moral, não conseguiremos desbastar a Pedra Bruta. O Primeiro Grau é onde utilizamos com maior propriedade os sentidos da visão e da audição. Com eles desenvolvemos o Pensar, estabelecemos relações e comparações que formarão os alicerces do desenvolvimento e nos ajudarão nos passos seguintes da caminhada. Lembrando que todos iniciamos na Ordem pela coluna do Sul, no primeiro grau, e cada um tem seu momento de despertar, porque não existe prazo determinado para o seguimento da jornada. O que deve acontecer é a maturação do iniciado, uma etapa de cada vez, um degrau após o outro, e mesmo assim sem jamais deixar de ser Aprendiz, sem jamais deixar de utilizar os sentidos da visão e da audição com sabedoria. Cada degrau da escada de Jacob inexiste sozinho, ele sempre será o resultado do somatório do conhecimento adquirido nos degraus anteriores.

Pratique o Pensar para conhecer-se, para então buscar o diferencial, a formatação do novo Eu através do conhecimento, para a transformação, para o renascimento, para a prática da verdadeira maçonaria.

A intenção desta prancha é a de incentivar os irmãos para o Pensar, o conhecer-se, que é na minha opinião a primeira grande instrução do grau, para então desbravar, investigar a verdade através da leitura, da interpretação dos símbolos e alegorias, e da troca de experiências com os outros irmãos.


Gilson Alves, M.’. M.’.

MOMENTO CULINÁRIO

Sopa de milho



ingredientes
1 lata(s) de milho verde
1 colher(es) (sopa) de manteiga
1 litro(s) de água fervente
1 unidade(s) de gema de ovo
1 colher(es) (sopa) de amido de milho
1 xícara(s) (chá) de leite
2 tablete(s) de Caldo de Legumes



modo de preparo

Bata no liquidificador o milho, metade da água e a manteiga. Junte ao amido de milho e o leite. Bata novamente.
Coloque em uma panela e leve ao fogo.
Acrescente o caldo de legumes e mexa até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.
Despeje em cumbucas ou em uma sopeira refratária.

GEOBIOLOGIA



É a ciência que trata da interação do homem com o meio que o rodeia, o termo, embora recente, descreve uma das mais antigas práticas de radiestesia que se tem notícia, de fato, quando algum membro da tribo, empunhando apenas uma forquilha saía procurando veios de água e locais de perturbação energética ele praticava o que se chama hoje de Geobiologia, os romanos, que antes de construírem uma cidade deixavam animais pastando por um ano em um local para observarem os efeitos do meio sobre os mesmos se utilizavam dos rudimentos desta arte.

Todos, ao menos uma vez em suas vidas já estiveram presentes em locais em que o ambiente é opressivo e de onde se quer sair o mais rápido possível, as pessoas da casa são a gentileza encarnadas e tudo fazem para agradar, mas conforme corre o relógio sentimo-nos extenuados, nossas forças fogem, quantas pessoas atualmente vivem este drama em suas próprias casas!

A radiestesia possui ampla gama de conhecimentos e uma técnica apurada para descobrir em um dado terreno os fatores físicos, energéticos e psíquicos passíveis de causarem perturbações nos seus moradores ou funcionários.

Algumas das causas mais comuns de tais perturbações são:

n Depósitos de água no subsolo

n Malhas energéticas

n Falhas geológicas

n Grandes massas metálicas

n Poluição elétrica

Estes são apenas alguns dos possíveis fatores que podem influenciar na energia de um local e seus habitantes, todos eles criam alterações energéticas em ambientes e nas pessoas que vivem nestes ambientes através da interação entre estas energias desequilibradas e o campo energético humano .

Estes fatores, cuja nocividade é variável, podem acarretar ou intensificar problemas degenerativos como o câncer, desordens nervosas, fadiga excessiva, problemas cardíacos e circulatórios etc.., a lista é muito grande para colocar tudo.

Abaixo descreveremos brevemente alguns dos problemas mais comuns de ocorrerem nos locais em que habitamos

Correntes de água subterrânea



Na vertical de um veio de água e de falhas geológicas encontram-se fortes emissões de energia, é de conhecimento popular que não deve dormir próximo a nascentes de água, dá artrite ou reumatismo segundo a “crendice popular”, utilizando-se instrumentos de radiestesia é possível detectar nestes locais alterações energéticas e o famoso VE-, (verde elétrico negativo), uma das freqüências de energia mais penetrante e daninha.

Malhas energéticas

Trata-se de redes energéticas que cobrem o planeta, existem vários tipos, a mais conhecida é a rede Hartmann cujas quadrículas seguem a direção norte / sul, leste / oeste, os cruzamentos da rede Hartmann são pontos em que a intensidade energética aumenta, podendo causar problemas no local, especialmente quando ocorre de um cruzamento estar sobre um ponto que já é perturbado por algum outro fator , a rede Hartmann atuará como um amplificador deste problema.

O Dr. Hartmann, descobridor da rede que leva o seu nome realizou cerca de 150.000 testes que mediam a diferença de resistância cutânea entre pessoas que permaneciam mais de 30 minutos sobre os cruzamentos desta malha e pessoas que estavam em zonas livres, nota-se facilmente diferenças marcantes entre ambos, bastava tirar a pessoa do ponto de cruzamento para os dados serem iguais novamente.

A malha Hartmann tem cerca de 2,5m no sentido leste / oeste e 2 m no sentido norte / sul, as paredes desta malha possuem cerca de 21cm, mas podem chegar a cerca de 80cm durante determinados períodos.

As medidas acima são válidas para locais equilibrados, mas variam imensamente nos grandes centros urbanos, onde a estrutura criada pelo homem interfere nos quadriculados da malha Hartmann, destorcendo seu padrão, um dos fatores comuns para isto são as grandes massas metálicas dos prédios por exemplo.

Existem pesquisas sobre energias telúricas no mundo inteiro, algumas inclusive de caráter oficial, como as que foram feiras na União Soviética e outros países comunistas, pesquisas alemãs bastante profundas e significativas, temos as chamadas zonas de câncer na França, onde as prefeituras procuram evitar qualquer construção.

Décadas de pesquisas servem para comprovar as teorias da Geobiologia, desde pesquisas independentes até outras de caráter oficial e sob rigoroso controle científico, pesquisas efetuadas com ratos em laboratório comprovam que quando suas gaiolas são colocadas parte sobre zona agredida e desequilibrada e parte sã, eles tendem a procurar a zona boa, quando a gaiola era colocada inteiramente sobre zonas afetadas o comportamento dos animais tornava-se mais agressivo e a reprodução mais acelerada, outra pesquisa efetuada em laboratório mostra o impacto das zonas teluricamente alteradas sobre o sistema endócrino e como elas são afetadas pelas energias deletérias, são apenas dois exemplos entre os vários que poderíamos citar.

Segundo estas pesquisas pessoas submetidas a zonas tidas como geopatogênicas tem seus batimentos cardíacos alterados, a resistividade da pele às correntes elétricas se modifica.

Constataram ainda que doenças como o câncer, muitas vezes estão associadas a correntes de energia telúrica que incidem sobre o dormitório do doente.

Quando se habita em uma zona perturbada muitos fatores entrarão em jogo, devemos ter em mente que as pessoas possuem diferentes níveis de resistência a qualquer agente agressor, o mesmo se dá neste assunto, fatores como estado de saúde anterior, alimentação, permanência em outros locais equilibrados ou desequilibrados irão influenciar no maior ou menor impacto sobre os moradores, no entanto, quando tratamos de zonas muito perturbadas podemos dizer que é uma questão de tempo até que a pessoa manifeste alguns sinais de debilidade.

Alguns sintomas associados à ocorrência de Energia nocivas são:

n Cansaço excessivo e sem causa aparente, mesmo após acordar

n Stress

n Qualquer tipo de doença degenerativa

n Toda e qualquer doença cuja causa é desconhecida e que não responde a nenhum tratamento.

n Reumatismos e artrites

Temos também outros problemas não diretamente ligados a doença que podem ser indicativos de incidência telúrica, tais como:

n Falta de concentração

n Baixo rendimento escolar

n Depressões

O melhor meio de saber se existe alguma anomalia energética no local entretanto é através da avaliação sistemática por um profissional do ramo, este, profundo conhecedor dos vários fatores que influenciam a energia dos ambientes associada a sua sensibilidade pessoal estará apto a dirimir qualquer dúvida existente.

Reequilíbrio ambiental

Existem no mercado uma série de dispositivos que se propõe a equilibrar ambientes, que prometem proteger as pessoas das energia telúricas, estes aparelhos, na maioria das vezes não possui qualquer utilidade, sendo fruto mais da superstição pessoal de seus criadores do que qualquer outra coisa, e mesmo os aparelhos que possuem eficácia comprovada não respondem sempre da mesma maneira, um aparelho que serve perfeitamente em um caso revela-se inútil em outro, da mesma forma que um remédio encerra um problema de saúde e não faz efeito algum em outro caso.

Um outro ponto importante é que algumas soluções apregoadas são eficientes apenas por um tempo mais ou menos longo, mas não duram para sempre, por vários motivos que discutiremos em outra oportunidade.

Para o correto restabelecimento do equilíbrio energético do local se faz necessário antes de qualquer coisa um estudo detalhado de cada caso, nesta avaliação deve ser levados em conta os diversos fatores que influenciam na saúde ambiental.

Sérgio Nogueira

A INSUBSTITUALIDADE DO SER



Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.

Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é
insubstituível"!

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.

De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim. E Beethoven?

- Como? - o encara o diretor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?

Silêncio…

O funcionário fala então:

- Ouvi essa estória esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito
pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos,
mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e
que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar. Então, pergunto: quem
substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha?
Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul
Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? Etc.?…

O rapaz fez uma pausa e continuou:

- Todos esses talentos que marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer
bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, mostraram que são sim,
insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado
para alguma coisa. Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos
e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar no brilho de
seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar seus 'erros ou deficiências'?

Nova pausa e prosseguiu:

- Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se BEETHOVEN ERA SURDO , se
PICASSO ERA INSTÁVEL , CAYMMI PREGUIÇOSO , KENNEDY EGOCÊNTRICO,
ELVIS PARANÓICO… O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras
de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Mas
cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços,
em descobrir os PONTOS FORTES DE CADA MEMBRO. Fazer brilhar o talento de cada
um em prol do sucesso de seu projeto.

Divagando o assunto, o rapaz continuava.

- Se um gerente ou coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua
equipe, corre o risco de ser aquele tipo de ‘técnico de futebol’, que barraria o Garrincha por
ter as pernas tortas; ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola; ou Beethoven por ser
surdo. E na gestão dele o mundo teria PERDIDO todos esses talentos.

Olhou a sua a volta e reparou que o Diretor, olhava para baixo pensativo. E voltou a dizer
nesses termos:

- Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não
haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem
chefes nem subordinados… Apenas peças… E nunca me esqueço de quando o Zacarias dos
Trapalhões que 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em
cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso
irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:…NINGUÉM…Pois nosso Zaca é
insubstituível.” – concluiu, o rapaz e o silêncio foi total.

Conclusão:

PORTANTO NUNCA ESQUEÇA: VOCÊ É UM TALENTO ÚNICO! COM TODA
CERTEZA NINGUÉM TE SUBSTITUIRÁ!

"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma
coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."

"NO MUNDO SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE VÃO TE AMAR PELO QUE
VOCÊ É… E OUTRAS… QUE VÃO TE ODIAR PELO MESMO MOTIVO…
ACOSTUME-SE A ISSO… COM MUITA PAZ DE ESPÍRITO…"

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

UM ESTRANHO EM NOSSA CASA

O ESTRANHO
(Keith Currie)



“Poucos meses antes de eu nascer, meu pai conheceu um estranho recém-chegado a nossa pequena cidade de Tennessee. De cara, papai ficou fascinado com o encantador novato, e logo o convidou para morar em nossa casa. O estranho foi imediatamente bem recebido e estava por perto quando vim ao mundo.

Na infância, nunca tive dúvidas sobre sua posição em nosso lar. Em minha cabeça de criança, cada pessoa da família tinha seu nicho especial. Meu irmão, Bill, cinco anos mais velho, era meu modelo. Fran, minha irmã mais nova, deu-me a chance de ser o “irmão mais velho” e oportunidade para desenvolver a arte de importunar. Meus pais eram instrutores complementares: mamãe ensinou a amar a Bíblia e papai ensinou-me a obedecê-la.

Mas o estranho era nosso contador de histórias. Ele era capaz de tecer as fábulas mais fascinantes. Aventuras, mistérios e comédias faziam parte da conversa diária. Todas as noites, ele conseguia manter nossa família inteira deslumbrada por várias horas.
Se eu quisesse saber qualquer coisa sobre política, história ou ciência, ele tinha todas as respostas. Ele conhecia o passado e entendia o presente e, igualmente, previa o futuro. Os quadros que ele pintava eram tão realistas que, muitas vezes, eu ria ou chorava ao vê-los.

Ele era um amigo para a família toda. A primeira vez que papai, Bill e eu fomos a um jogo de baseball, foi ele quem nos levou. O estranho nos encorajava a assistir aos filmes e, até mesmo, conseguiu nos apresentar alguns astros de cinema. Eu e meu irmão ficamos profundamente impressionados, especialmente com John Wayne.

O estranho falava sem parar. Papai parecia não se incomodar, mas algumas vezes mamãe se levantava quietamente - enquanto estávamos fascinados com uma de suas histórias sobre lugares distantes - e ia para seu quarto, ler a Bíblia e orar. Hoje fico pensando se ela chegou a orar para que o estranho fosse embora de casa.

Vejam bem, meu pai nos educava sob certas convicções morais, mas o estranho nunca se sentiu na obrigação de segui-las. Por exemplo, em nossa casa os palavrões eram proibidos; nem nós, nem nossos amigos, e nem mesmo os adultos podiam dizê-los. No entanto, nosso hóspede de longa data às vezes dizia palavras tão feias que meus ouvidos doíam, e papai se torcia todo. Até onde eu sabia, ninguém nunca chamou a atenção do estranho por causa dos palavrões que dizia. Meu pai era um abstinente total que não permitia bebida alcoólica em casa - nem mesmo para uso culinário. Mas o estranho achou que precisávamos saber das coisas e apresentou-nos modos de vida diferentes. Várias vezes nos oferecia cerveja e outros tipos de bebidas.

Ele fazia o cigarro parecer gostoso, o charuto, masculino, e o cachimbo, muito distinto. O estranho falava abertamente (talvez abertamente demais) sobre sexo. Às vezes seus comentários eram grosseiros, algumas vezes insinuantes e, geralmente, deixava-nos envergonhados. Hoje entendo que meus primeiros conceitos sobre relacionamento homem-mulher foram influenciados pelo estranho.

Ao olhar para trás, acredito que foi a graça de Deus que impediu o estranho de nos influenciar ainda mais. Quantas e quantas vezes ele se opôs aos valores morais de meus pais. Mesmo assim, pouquíssimas vezes foi repreendido e nunca foi expulso de casa.

Mais de 30 anos se passaram desde que o estranho foi morar com a jovem família da rua Morningside. Meu pai já não o acha tão espetacular quanto antes. Porém se eu entrar hoje na sala de estar da casa de meus pais, ainda verei o estranho lá num canto, esperando que alguém o ouça e veja-o desenhar quadros.
O nome dele? Nós sempre o chamamos de "TV”.

O PODER DA EDUCAÇÃO



Conta-se que o legislador Licurgo foi convidado a proferir uma palestra a respeito de educação. Aceitou o convite mas pediu, no entanto, o prazo de seis meses para se preparar.

O fato causou estranheza, pois todos sabiam que ele tinha capacidade e condições de falar a qualquer momento sobre o tema e, por isso mesmo, o haviam convidado.

Transcorridos os seis meses, compareceu ele perante a assembléia em expectativa.

Postou-se à tribuna e logo em seguida, entraram dois criados, cada qual portando duas gaiolas. Em cada uma havia um animal, sendo duas lebres e dois cães.

A um sinal previamente estabelecido, um dos criados abriu a porta de uma das gaiolas e a pequena lebre, branca, saiu a correr, espantada.

Logo em seguida, o outro criado abriu a gaiola em que estava o cão e este saiu em desabalada carreira ao encalço da lebre. Alcançou-a com destreza trucidando-a rapidamente.

A cena foi dantesca e chocou a todos. Uma grande admiração tomou conta da assembléia e os corações pareciam saltar do peito.

Ninguém conseguia entender o que Licurgo desejava com tal agressão.

Mesmo assim, ele nada falou. Tornou a repetir o sinal convencionado e a outra lebre foi libertada. A seguir, o outro cão.

O povo mal continha a respiração. Alguns mais sensíveis, levaram as mãos aos olhos para não ver a reprise da morte bárbara do indefeso animalzinho que corria e saltava pelo palco.

No primeiro instante, o cão investiu contra a lebre. Contudo, em vez de abocanhá-la deu-lhe com a pata e ela caiu.

Logo ergueu-se e se pôs a brincar.

Para surpresa de todos, os dois ficaram a demonstrar tranqüila convivência, saltitando de um lado a outro do palco.

Então, e somente então, Licurgo falou;

“Senhores, acabais de assistir a uma demonstração do que pode a educação. Ambas as lebres são filhas da mesma matriz, foram alimentadas igualmente e receberam os mesmos cuidados. Assim igualmente os cães.”

“A diferença entre os primeiros e os segundos é, simplesmente, a educação.”

E prosseguiu vivamente o seu discurso dizendo das excelências do processo educativo.

"A educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo."

"Eduquemos nosso filho, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos a ele a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores."

Você sabia?

Que Licurgo foi um legislador grego que deve ter vivido no século quarto antes de Cristo?

E que o verbo educar é originário do latim educare ou educcere e quer dizer extrair de dentro?

Percebe-se, portanto, que:

A educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas sim de se trabalhar as potencialidades interiores do ser, a fim de que floresçam, à semelhança de bela e perfumada flor.

Por: Marlene Monteiro Pessoa
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no livro Depois da morte, cap. LIV

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Annie Bessant


Annie Wood Besant nasceu em 1847 e casou-se em Hasting, Sussex, com o reverendo Frank Besant, irmão mais novo de Walter Besant. Seu casamento durou seis anos e eles se separaram em 1873. Foi dada a seu marido a custódia permanente de seus dois filhos, Mabel e Arthur. Ela lutou pelas causas que acreditava serem justas, iniciando com a liberdade de pensamento, direitos das mulheres, secularismo (ela era membro líder da Sociedade Nacional Secular, ao lado de Charles Bradlaugh), controle de natalidade, socialismo Fabiano e direito dos trabalhadores.


Sua mais notável vitória neste período foi a greve que ela liderou em 1888 para melhorar a saúde e segurança das trabalhadoras de uma fábrica de fósforos. Durante aquele período a indústria de fósforo era extremamente poderosa, uma vez que a energia elétrica não estava ao alcance de todos e fósforos eram essenciais para acender velas, lampiões de gás etc. A greve de Annie Besant marcou história, pois foi a primeira vez que alguém desafiou com sucesso os fabricantes de fósforos; também foi considerada uma marca de vitória dos primeiros anos do movimento socialista na Inglaterra.
[editar]Teosofia
Em 1889 ela foi solicitada a escrever uma crítica sobre a Doutrina Secreta, um livro escrito por Blavatsky. Depois de ler a obra, ela realizou uma entrevista com a autora, tendo-se tornando membro da Sociedade Teosófica.
Algum tempo após o falecimento de Blavatsky, Besant acusou William Quan Judge, líder da seção Norte Americana da Sociedade Teosófica, de falsificar cartas dos Mahatmas. Tal conflito causou na época a separação de uma grande parte das lojas nos Estados Unidos da Sociedade Teosófica. Annie Besant em 1903 mudou-se para Índia e em 1908 foi eleita presidente internacional da Sociedade Teosófica, posição esta que ocupou até falecer em 1933.
[editar]Ordem Mística do Templo da Rosacruz
Em 1912 Annie Besant, Marie Russak e James Ingall Wedgwood fundaram a Ordem do Templo da Rosa-Cruz. Em razão dos numerosos problemas originados na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial, as atividades tiveram que ser suspensas.
Besant retornou a suas tarefas como Presidente Mundial da Sociedade Teosófica, Wedgwood seguiu trabalhando como bispo da Igreja Católica Liberal e Russak manteve contato na Califórnia com Harvey Spencer Lewis, ao qual ajudou na elaboração dos rituais da Ordem Rosa-cruz AMORC.
[editar]Maçonaria



Em consequência do seu activismo pelos direitos da mulher, causas humanitárias e interesse pelo ocultismo, Annie Besant pediu para ingressar na Ordem Maçónica Internacional Le Droit Humain (co-maçonaria). Em 1902, juntamente com Francesca Arundale, viajou a Paris, onde foi iniciada nos três primeiros graus da maçonaria. De regresso a Inglaterra Annie Besant criou a Co-maçonaria e fundou três Lojas Maçónicas em Londres, três Lojas no Norte de Inglaterra, outras três no Sul de Inglaterra e uma Loja na Escócia.
Mais tarde fundou Lojas e Capítulos da Co-maçonaria em Canada, Índia, Ceilão, América do Sul, Austrália e Nova Zelândia.[1]
[editar]Índia
Na Índia, fundou a Liga Nacionalista Indiana. Ela dedicou-se não somente a Sociedade Teosófica, mas também ao progresso e liberdade da India. Foi a primeira mulher eleita Presidente do Congresso Nacional da Índia. Besant Nagar é o nome dum bairro (próximo à sede da Sociedade Teosófica) em Chennai, assim designado em sua honra.
[editar]Krishnamurti
Adotou como filho o jovem indiano Krishnamurti, que era tido pelos teósofos como um grande mestre.

"Ó vida oculta que vibras em cada átomo,
Ó luz oculta que brilhas em cada criatura,
Ó amor oculto que tudo abranges na unidade,
Saiba todo aquele que se sente uno contigo,
Que ele é, por isso mesmo,uno com todos os outros."
Annie Besant

Fonte: Wikpedia

domingo, 13 de novembro de 2011

METEORO PASSOU PERTO

O asteroide 2005 YU55, que passou a uma distância menor do que a distância entre a Terra e a Lua, tem cerca de 400 metros de diâmetro.[Imagem: NASA]

Passou perto

A NASA confirmou a passagem sem incidentes do asteroide 2005 YU55, a uma distância de 325 mil km da Terra.

Este é um marco em termos de um evento monitorado deste tipo, para uma rocha deste tamanho, algo que só está previsto para acontecer novamente em 2028.

Um evento não-monitorado ocorreu em Fevereiro deste ano, quando o pequeno 2011 CQ1 passou a meros 5,5 mil km sobre o Oceano Pacífico.

Asteroide raspa na Terra e bate recorde de aproximação
A grande diferença é que, enquanto o 2011 CQ1 tinha apenas 1 metro de diâmetro, o 2005 YU55, que passou a uma distância menor do que a distância entre a Terra e a Lua, tem cerca de 400 metros de diâmetro.

As imagens de radar coletadas durante a passagem permitiram medições mais precisas não apenas de suas dimensões, mas também de sua estrutura, com uma resolução de 2 metros por pixel.

A NASA ainda não revelou detalhes destas novas medições.

Cratera ou tsunami

No caso de um choque com a Terra, calcula-se que um asteroide com essas dimensões possa causar uma cratera de 6,5 km de diâmetro e mais de 500 metros de profundidade.

Se caísse no mar, os dados indicam um tsunami com ondas de 20 metros de altura - o tsunami que atingiu o Japão em Março deste ano atingiu um pico de 37,9 metros de altura.

Segundo a NASA, o evento foi valioso para o estudo do asteroide, que não gerou nenhuma influência mensurável sobre a Terra, nem mesmo efeitos gravitacionais sobre as placas tectônicas.

Entenda os termos

Asteroides são corpos rochosos "inativos", circulando em órbita ao redor do Sol - provavelmente resquícios da era de formação dos planetas.

Meteoroides são rochas menores, geralmente pequenas partículas resultantes de colisões ou esfacelamentos de asteroides ou cometas.

Meteoro é o fenômeno luminoso que ocorre quando um meteoroide entra na atmosfera, vaporizando-se com o calor. O fenômeno também é chamado de "estrela cadente".

Meteorito é um meteoroide que sobrevive à entrada na atmosfera da Terra, caindo na superfície como uma rocha muito densa. Embora haja vários tipos de meteoritos, os mais comuns são formados por ferro e níquel.

Cometa é um corpo celeste geralmente ativo, cujo gelo se vaporiza pelo calor do Sol, formando uma "atmosfera" (coma) de gás e poeira e, algumas vezes, uma cauda.

Não estamos prontos para enfrentar um Impacto Profundo, concluem cientistas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/11/2011

How can i go on _ FREDDIE MERCURY & MONTSERRAT CABALLÉ

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Muamar Kadafi está morto!!!

O primeiro-ministro do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mahmoud Jibril, confirmou nesta quinta-feira que o líder deposto Muamar Kadafi, de 69 anos, foi morto na Líbia. Kadafi, que se agarrou ao poder por 42 anos até que fosse deposto por sua própria população em um levante que se tornou uma sangrenta guerra civil, foi morto por forças revolucionárias durante aqueda de Sirte, sua cidade natal, o grande último bastião de resistência desde a queda do regime, há dois meses.
(Copyright 2000-2011, Internet Group - Portais: iG, iBest e BrTurboTopo)

Foto: APAmpliar


Al-Jazira divulgou vídeo com imagem de suposto corpo de Kadafi
"Esperávamos por esse momento há muito tempo. Muamar Kadafi foi morto", disse Jibril durante uma coletiva na capital do país, Trípoli. De acordo com o premiê, o presidente do CNT, Mustafa Abdel Jalil, declarará a libertação da Líbia ainda nesta quinta-feira ou o mais tardar na sexta.
Na coletiva, Jibril também pediu que a Argélia entregue os membros da família de Kadafi que se abrigaram no país. A mulher do líder deposto, assim como três de seus filhos - Aisha, Muhammad e Hannibal - fugiram para a Argélia em agosto. Saadi, outro filho de Kadafi,abrigou-se em setembro no Níger. A Interpol emitiu um mandado de prisão contra ele a pedido do CNT.


Além da morte de Kadafi, Abdel Majid Mlegta, autoridade do CNT, disse à Reuters que Mutassim, outro filho do Kadafi, morreu durante a captura do pai. "Ele tentava retaliar e resistir aos combatentes", disse. Há relatos conflitantes sobre o paradeiro de Saif al-Islam, sempre apontado como sucessor de Kadafi. À rede de TV árabe Al-Jazira, uma autoridade do governo interino afirmou que ele ainda estaria foragido no deserto da Líbia. Posteriormente, surgiram informações de que ele, que teria tentado fugir de Sirte em um comboio, estava cercado e sob ataque. Já a rede Al-Arabyia afirmou que ele foi morto.
Kadafi é o primeiro líder morto na Primavera Árabe, onda de movimentos populares que ocorrem no Oriente Médio e no norte da África desde dezembro para exigir o fim de governos autocráticos e mais democracia. Kadafi foi um dos líderes mais longevos do mundo, dominando o país por meio de um regime comandado por seus caprichos e atraindo condenação internacional e isolamento durante anos.
Os líderes ocidentais, que contribuíram para a queda do regime por meio de operações da Otan, consideraram que a morte de Kadafi marcava o "fim da tirania". A presidenta brasileira, Dilma Rousseff, afirmou que o mundo deve apoiar e incentivar o processo de transição democrática no país, mas ressaltou que uma morte não deve ser "comemorada".
Líbios saíram às ruas de todo o país para celebrar a notícia. "Nosso atual ambiente será aprimorado. Esperávamos por essas notícias. Líbia se tornará um local muito seguro. A comunidade econômica aqui ficará muito feliz, poderemos retomar nossos negócios. Estamos gratos aos EUA, à França e ao Reino Unido por sua ajuda", afirmou um residente de Trípoli.
Ainda não há detalhes exatos de como ele foi morto. Informações iniciais de combatentes indicam que ele estava escondido com seus partidários nos poucos prédios que ainda controlavam em Sirte, que fica na costa do Mar Mediterrâneo. Em meio a fortes combates, um comboio tentou fugir do local e foi atingido por ataques aéreos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), apesar de não estar claro se Kadafi estava em algum dos veículos.
A Otan confirmou que bombardeou dois veículos militares pró-Kadafi nos arredores de Sirte. "Aproximadamente às 8h30 locais, a Otan bombardeou dois veículos pró-Kadafi que faziam parte de um grupo maior manobrando perto de Sirte", disse o porta-voz Roland Lavoie em uma declaração.
“É definitivamente ele, é seu cabelo, seu rosto, saberia disso em qualquer lugar - todos os líbios saberiam", disse líbio que viu corpo em Misrata”
O corpo do líder deposto foi levado para a cidade vizinha de Misrata, que as forças de Kadafi cercaram durante meses. Mohammed, um residente de Misrata, alegou que esteve na mesquita para onde o corpo de Kadafi foi levado. À BBC, disse: "É definitivamente ele, é seu cabelo, seu rosto, saberia disso em qualquer lugar - todos os líbios saberiam."
A rede de TV Al-Arabyia mostrou uma gravação em que o corpo ensanguentado do ditador é colocado em um veículo cercado por uma ampla multidão gritando "O sangue dos mártires não correrá em vão." A rede de TV árabe Al-Jazira divulgou um vídeo de um homem parecido com Kadafi morto ou severamente ferido, com sangramento na cabeça, enquanto combatentes o arrastavam pela rua (veja vídeo abaixo). Antes, a agência de notícias AFP divulgou uma imagem mostrando um homem parecido com Kadafi.
Antes da informação sobre a morte de Kadafi, o comandante do CNT Mohamed Leith, anunciou que ele havia sido capturado. "Ele foi capturado em sua cidade natal, Sirte. Está muito ferido, mas ainda está respirando." Segundo ele, o líder deposto vestia um uniforme cáqui e um turbante.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sim, é possível, pois está acontecendo!

REPERCUTINDO ESPECIAL STUM



Amiga e Amigo leitor, estamos todos vivendo, talvez sem percebê-los em todo seu alcance, momentos cruciais e extraordinários para nosso planeta. Por alguma razão, talvez por causa do exemplo e mérito do meu saudoso pai, sempre tive um interesse profundo nos assuntos internacionais, mundiais, que considero essenciais, ainda mais no mundo atual que a tecnologia da informação hoje reduziu àquele imediato espaço-tempo virtual, que corresponde a um clic do mouse.
Desejo aqui compartilhar brevemente os principais eventos mundiais, na minha humilde opinião, que mudaram para sempre a história da Humanidade e que me acompanharam nesta vida, desde minha chegada ao planeta até este momento.

1945 - Enquanto ainda me encontrava nadando no ventre de minha mãe, em Maio, terminou a segunda grande guerra, com mais de 40 milhões de mortos, em sua maioria civis inocentes, e permitiu a todos constatar o que pode acontecer quando entra em ação a mistura fatal de expansionismo, nacionalismo e ódio racial. O Japão capitulou quatro meses depois, em Setembro, após o brutal ataque a Hiroshima e Nagasaki, quando as bombas nucleares exterminaram centenas de milhares de crianças, mulheres e velhos inocentes; algo inominável que considero impossível justificar. Havia de fato lá muitos outros objetivos militares, como a frota imperial ancorada na baía de Tóquio. O mundo, que tanto precisava de paz, ainda não havia aprendido a lição. As ogivas nucleares começavam a mostrar a que tinham vindo. Começava a Guerra Fria.
E nada ficou como antes...

1968 - No Brasil da ditadura militar, com sua severa censura, pouco foi divulgado sobre estes episódios, mas a Europa foi sacudida de forma irreversível em seus centros de poder...
- Paris, Maio: guerrilha nas ruas e praças. A política tradicional, o capitalismo ocidental, a igreja e a sociedade sofrerão o primeiro grande golpe desta segunda metade do século. Não se trata -em momento algum-, de um movimento eclodido por motivos econômicos; as pessoas, principalmente os estudantes, ocupam praças, constroem barricadas, dominam um bairro inteiro, o Quartier Latin, marcham nas avenidas principais, questionam, desafiam o sistema, o status quo, a sociedade de consumo, apavoram o poder estabelecido. Percebem, sabem que mais esta revolução pode ser vencida. Coesos e com objetivos claros de reformas sistêmicas, os estudantes exigem democracia no nível da rua e disponível a todos, articulam-se de forma a conseguir o apoio de praticamente toda a população...
A Sorbonne -a mais conceituada Universidade francesa-, foi invadida e ocupada; a contestação atingiu níveis paradoxais. Tudo, tudo começou a ser discutido, todos os aspectos da vida social vigentes foram transcendidos, desde os métodos de ensino aos exames de fim de curso, do sistema político ao da saúde pública. A panela de pressão havia estourado e um novo horizonte se tornou realidade. As relações de poder entre o cidadão e as autoridades mudaram da água pro vinho...
E nada ficou como antes...

1989 - A queda do muro e da URSS
Em 9 de Novembro daquele ano, encontrava-me em Dusseldorf, na Alemanha e creio que poucas vezes me emocionei tanto. Nos locais públicos, lojas, restaurantes, farmácias, bancos, havia um ou mais aparelho de TV ligado. Todos continuavam trabalhando ordeiramente e em silêncio, mas com contagiantes lágrimas nos olhos. As imagens mostravam incrédulos alemães orientais, com e sem documentos, passando pelos escancarados postos de fronteira de Berlim -ainda em mãos dos guardas do regime-, que ficaram submersos, e sem reagir, pela multidão avançando rumo ao lado ocidental. Lembro que alguns dirigiam os obsoletos, fumacentos e descartáveis carros Trabant, que em pouco tempo foram jogados em profundas valas abertas nos fundos dos postos de gasolina mais afastados das cidades. Membros de famílias, separadas durante dezenas de anos, ansiosamente espreitavam os que passavam pela fronteira e quando alguém era localizado a comoção tomava conta e a turma -chorando sem parar-, festejava como s e tivesse assistindo a um gol de seu time de futebol.
(Agradeço ao Universo por ter me permitido saborear este momento de celebração).
Com a subsequente queda do muro, ato contínuo, começou o inexorável desmoronamento da União Soviética, da cortina de ferro, do sistema comunista.
A Guerra Fria havia acabado para sempre. A Alemanha estava finalmente reunida.
E nada ficou como antes...

2001 - Um novo inimigo: o terrorismo
Os ataques em solo americano -pela primeira vez na história-, mudaram nossas vidas, a dos iraquianos, dos afegãos, dos islâmicos em geral e dos americanos, que perderam desde então seus direitos constitucionais, ficando submetidos à lei chamada de "ato patriótico":
"Entre as medidas impostas pela lei, estão a invasão de lares, espionagem de cidadãos, interrogações e torturas de possíveis suspeitos de espionagem ou terrorismo, sem direito a defesa ou julgamento. As liberdades civis com esse ato são removidas do cidadão. Muitos historiadores relacionam essa lei como um passo legal para a instituição de lei marcial na eventualidade de qualquer evento de terrorismo, falso ou verdadeiro" (Wikipédia)
Sim, os EUA em crise profunda encontraram o terrorismo, palavra-chave que hoje apavora meio mundo e que justifica qualquer ação de retorsão comercial, diplomática ou militar, para manter o medo como companhia constante dos habitantes dos EUA e do planeta.
Não vamos aqui entrar no mérito sobre a autoria do ataque, aspecto que já foi tratado em outro especial.
E nada ficou como antes...

2011 - Sim, é possível, pois está acontecendo!
Pessoalmente, acredito que este ano, que está quase terminando, tenha sido o mais importante, o mais crucial de todos os que relatei. Será o marco deste século.
Os bravos e determinados filhos da "Primavera Árabe", saturados pelo jugo de regimes feudais, os "indignados", em sua maioria desempregados, sem esperança e sem projeto de vida, que ocuparam a principal praça de Madri e as de todas as partes da Espanha, abriram uma nova era para a Humanidade. Em poucos meses, algo que parecia puro devaneio com os dias contados, mostrou toda sua força, derrubando ditadores vitalícios, e espalhando aos quatro ventos uma semente poderosa, que aos poucos está ganhando as ruas do mundo inteiro, exigindo mudanças estruturais profundas, carregando pelas ruas e praças as bandeiras da ética, da justiça, da luta sem fim às desigualdades, ao preconceito, à separação.
Estamos apenas no começo. Com ou sem o apoio da mídia, muitas vezes impossibilitada de operar com liberdade, a Internet e suas redes sociais, bem empregadas, estão conectando, informando, motivando milhões e milhões de pessoas que começaram a sentir e apreciar seu real poder, outrora negado e manipulado e que emana de uma infinita maioria de trabalhadores, estudantes, homens e mulheres, seres humanos cansados de projetar num futuro que nunca chega suas realizações pessoais, profissionais, seus sonhos.
Quase 100 países se encontram hoje em agitação permanente. Metade dos países da Europa está em profunda crise econômica e social.
Os políticos, em sua maioria limitados, desmoralizados e ambiciosos, para dizer o mínimo, não conseguem sequer entender o que acontece de fato com a sociedade, abandonada inexoravelmente às cruéis leis de mercado. O socorro disponível ignora o aspecto básico do ser humano, focando, privilegiando como sempre as instituições financeiras para -dizem-, evitar uma "crise sistêmica".

Percebo que o Universo está atuando num movimento pontual, sereno, implacável, que somente perturba quem não o percebe, por estar cego e surdo aos chamados de sua própria alma, esquecendo-se de que uma das sete leis espirituais é a do carma, como pode ser bem compreendido no livro "Morrer não se improvisa" de Bel Cesar.
Não será preciso desenvolver novos sistemas de governo, visto que uma democracia -finalmente iluminada-, amorosamente atuante, priorizando as enormes e urgentíssimas necessidades da Humanidade, terá todas as condições morais de estar à frente de povos despertos e conscientes.
Somente trazendo a Espiritualidade de volta às nossas vidas, poderemos transformar o mundo inteiro. Não haverá necessidade de destruir nada do que está aí. Basta afastar de vez -ou reabilitar-, os irmãos que ainda se encontram na sombra.
Vamos nos tornar também ativistas da Luz, mensageiros da Verdade que liberta?
O chamado é forte, é global, precisamos agir também, de acordo com nosso potencial. Creio seja o momento de consagrar nossa energia, amor-próprio e disponibilidade em prol desta enorme onda de transformação de consciências, alegres e felizes por poder servir ao Universo neste momento fundamental, fazendo nossa parte com inteligência, coragem, determinação e muito amor, em cada ato de nossa existência.
E nada ficará como antes...

Sim, somos um só!
Agradeço aqui os queridos e pacientes Guias e mais a turma toda que permite que o site exista: Rodolfo, Sandra, Teresa, Marcos, Anderson, Ian, Lidiane... e Você!

Namastê (O Deus que É em mim saúda o Deus que É em Você).
Sergio STUM

[HD] IndyCar 2011 - Dan Whelon Fatal Crash (Live)

domingo, 25 de setembro de 2011

Ousados na fé


Ousados na fé
Que bom
seria se fossemos mais ousados na nossa fé. Pessoas corajosas, sem medo do diferente. Donos da nossa vida, fazedores de um novo amanhã. Navegadores do rio chamado hoje, onde as ondas não ousassem nos assustar.
Mas temos medo de ser diferente dos demais. Preferimos ser aplaudido por sermos iguais, a fazermos o diferente e sermos criticados. É a famosa política da boa-vizinhança: pessoas copiando pessoas. Erros por cima de erros. Omissões por cima de omissões. E teimamos em continuar como está, com medo de mudar para vê no que dá.
A vida só tem sentido quando fazemos o diferente. Nada de copiar ninguém. Você é único e por isso merece viver de forma exclusiva, sem copiar os padrões doentios impostos pela nossa sociedade. Só quem é livre para decidir é livre para viver. Copiar pode parecer mais fácil, mas não é o mais sábio. A verdadeira sabedoria consiste em discernir o bom do ruim, e rejeitar este último para poder ganhar o primeiro. Feliz de quem vive assim, correndo atrás da perfeição que nos torna melhores.
A vida não é um fantasma. Nossos medos não são reais. A única coisa certa é a nossa coragem, nossa disposição em ousar, fazer o diferente sem medo das criticas. O mundo seria muito melhor se não parássemos para ouvir as vozes de condenação. Quem nos condena, certamente quer nos imitar. Quem indica defeitos, não tem do que se vangloriar. Invejar quem faz está na moda. E está na moda também deixar de fazer para satisfazer os invejosos. Que pena! Não paremos no meio do caminho, ouvindo as vozes que nos condenam. Vamos lá, coragem e determinação não faz mal a ninguém.
Quer ser vencido? Ouça seus inimigos! Quer vencer? Ouça seu coração!



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Superdownloads - Download de jogos, programas, softwares, antivirus, papéis de parede e fontes gratis

Superdownloads - Download de jogos, programas, softwares, antivirus, papéis de parede e fontes gratis: "
"

'via Blog this'
PASSEIO SOCRÁTICO (Frei Betto)
"Ao viajar pelo Oriente, mantive contatos com monges do Tibete, da Mongólia, do Japão e da China. Eram homens serenos, comedidos, recolhidos, e em paz nos seus mantos cor de açafrão... Em outro dia, eu observava o movimento do Aeroporto de São Paulo: a sala de espera estava cheia de Executivos com telefones celulares, preocupados, ansiosos, geralmente comendo mais do que deviam. Com certeza, já haviam tomado o seu café da manhã em casa; mas, como a companhia aérea oferecia outro café, todos comiam vorazmente. Aquilo me fez refletir: "Qual dos dois modelos vistos por mim, até aqui, realmente produz felicidade?". Passados alguns dias, encontrei Daniela, 10 anos, no elevador, às nove da manhã, e perguntei: "Não foi à aula?". E ela me respondeu: "Não. Eu só tenho aula à tarde". Comemorei: "Que bom! Isto significa, então, que, de manhã, você pode brincar, ou dormir até mais tarde!...". "Não;", retrucou-me ela, "tenho tanta coisa a fazer, de manhã...". "Que tanta coisa?", perguntei. "Aulas de inglês; de balé; de pintura; piscina", e começou a elencar seu programa de garota robotizada... Fiquei pensando: "Que pena! A Daniela não me disse: "Tenho aula de meditação". Vê-se que estamos construindo super-homens e super-mulheres, totalmente equipados, mas, emocionalmente infantilizados. Uma progressista cidade do interior de São Paulo tinha, em 1960, seis livrarias e uma academia de ginástica; hoje, tem sessenta academias de ginástica e três livrarias! Não tenho nada contra malhar o corpo... Mas, preocupo-me com a desproporção em relação à malhação do espírito. Acho ótimo, vamos todos morrer esbeltos. Alguns perguntaram "Como estava o defunto?". E outros responderão: "Olha..., uma maravilha, não tinha uma celulite!"... Mas, como fica a questão da subjetividade? Da espiritualidade? Da ociosidade amorosa? Hoje, a palavra é virtualidade. Tudo é virtual. Trancado em seu quarto, em Brasília, um homem pode ter uma amiga íntima em Tóquio, sem nenhuma preocupação, porém, de conhecer o seu vizinho de prédio ou de quadra! Tudo é virtual. Somos místicos virtuais, religiosos virtuais, cidadãos virtuais. E somos também eticamente virtuais...
A palavra hoje é "entretenimento". Domingo, então, é o dia nacional da imbecilização coletiva. Imbecil, o apresentador; imbecil, quem vai lá e se apresenta no palco; imbecil, quem perde a tarde diante da telinha... E como a publicidade não consegue vender felicidade, ela nos passa a ilusão de que felicidade é o resultado da soma de prazeres: "Se tomar este refrigerante, calçar este tênis, usar esta camisa, comprar este carro..., você chega lá!". O problema é que, em geral, "não se chega"! Pois, quem cede a tantas propagandas desenvolve, de tal maneira, o seu desejo, que acaba precisando de um analista, ou de remédios. E quem, ao contrário, resiste, aumenta a sua neurose. O grande desafio é começar a ver o quanto é bom ser livre de todo esse condicionamento globalizante, neoliberal, consumista. Assim, pode-se viver melhor. Aliás, para uma boa saúde mental três requisitos são indispensáveis: a amizade, a auto-estima, e a ausência de estresse. Mas, há uma lógica religiosa no consumismo pós-moderno. Na Idade Média, as cidades adquiriam status construindo uma catedral; hoje, no Brasil, constrói-se um Shopping Center. É curioso: a maioria dos Shoppings Centers tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas; neles, não se pode ir de qualquer maneira, é preciso vestir roupa de "missa de domingo". E ali dentro se sente uma sensação paradisíaca: não há mendigos, não há crianças de rua, não se vê sujeira pelas calçadas... Entra-se naqueles claustros ao som do gregoriano pós-moderno: aquela musiquinha de esperar dentista. Observam-se vários nichos: capelas com os veneráveis objetos de consumo, acolitados por belas sacerdotisas. Quem pode comprar à vista, sente-se no reino dos céus. Mas, aquele que só pode comprar passando cheque pré-datado, ou a crédito, ou, ainda, entrando no "cheque especial", se sente no purgatório. E pior: aquele que não pode comprar, certamente vai se sentir no inferno... Felizmente, terminam todos na eucaristia pós-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo hambúrguer do McDonald... Por tudo isto, costumo dizer aos balconistas que me cercam à porta das lojas, que estou, apenas, fazendo um "passeio socrático". E, diante de seus olhares espantados, explico: "Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia: "Estou, apenas, observando quantas coisas existem e das quais não preciso para ser feliz!"

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Fé nos Momentos Difíceis




É árduo, difícil, resolver os problemas que se apresentam diante do ser humano de hoje. No entanto, não devemos esquecer que a solução não ultrapassa nunca a capacidade crítica do homem. Foi nos tempos de incertezas, angústias, que se registraram na história humana as mais notáveis realizações.

O valor educativo e terapêutico do trabalho é inegável, representa a força do equilíbrio do homem no social, no político, no econômico, no cultural e no espiritual. Há, no momento, quem diga que o futuro está comprometido, que a Terra caminha para a anarquia total, que tudo terminará em tragédia. Os pessimistas, os derrotistas, desconhecem que por toda a história do homem a coragem moral, o desassombro, a vontade de vencer diante da adversidade são incontestáveis. A marcha evolutiva da humanidade é processual, preservando o passado e construindo o futuro, é plenamente dinâmica.

A renovação de todo Universo conceitual humano se faz a cada nova geração. Não há possibilidade de aniquilamento do homem ou do seu meio, uma vez que a inteligência humana é capaz de fazer frente a qualquer problema.Este conceito interativo é a plena realização da vida, o que permite ao homem ter absoluta certeza do amanhã.

O religioso é agente da fé em Deus, nada assusta. Frente a frente com as dificuldades, não perde o sentido da vida, os seus objetivos. Apoiado pela verdade possível alcançada, segue com esperança pelo exercício da prece consciente, que cada segundo revigora a fé no Creador. Se o conceito do futuro alcançado pelo homem é de perigo, não devemos esquecer que nós o construímos.
Luz, consciência, trabalho.
O abraço afetuos.


Mensagem de Leocádio José Correa

domingo, 24 de julho de 2011

TÁ RECLAMANDO DE QUE?????????????????

Tá reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arruda? do Sarney? do Collor? do Renan? do Palocci? do Delubio? da Roseanne Sarney? do Jader Barbalho, do Maluf, dos políticos distritais de Brasília, do Romero Jucá, do Kassab, dos picaretas do Congresso? do representante político que sua cidade ou região escolheu?


O Brasileiro é assim:

A- Coloca nome em trabalho que não fez.

B- Coloca nome de colega que faltou em lista de presença.

C- Paga para alguém fazer seus trabalhos

1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. - Trocavoto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.

5. - Fala no celular enquanto dirige.

6. - Usa o telefone da empresa onde trabalha para ligar para o celular dos amigos (me dá um toque que eu retorno...) - assim o amigo não gasta nada.

7. - Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

8. - Para em filas duplas, triplas, em frente às escolas.

9. - Viola a lei do silêncio.

10. - Dirige após consumir bebida alcoólica.

11. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

12. - Espalha churrasqueira, mesas, nas calçadas.

13. - Pega atestado médico sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

14. - Faz "gato" de luz, de água e de tv a cabo.

15. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

16. - Compra recibo para abater na declaração de renda para pagar menos imposto.

17. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.

18. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10, pede nota fiscal de 20.

19. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes

20. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

21. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

22. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.

23. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

24. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.

25. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

26. - Frequenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

27. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos, como clipes, envelopes, canetas, lápis... como se isso não fosse furto.

28. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.

29. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.

30. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

31. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

32. - Dá muito mais valor ao Big Brother do que aos noticiários e aos programas educativos.

E quer que os políticos sejam honestos....

Escandaliza-se com o mensalão, o dinheiro na cueca, a farra das passagens aéreas...

Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo, ou não?

Brasileiro reclama de quê afinal?

E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!

Vamos dar o bom exemplo!

Espalhe essa idéia!

"Fala-se tanto da necessidade de se deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos."

Amigos!

Colhemos o que plantamos! A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes!

"Podemos escolher o que vamos plantar, mas a somos obrigados a colher de seus frutos...!" - Pense e reflita! - Pode alguém plantar amor e colher contendas?!

"Seja a mudança que vc espera do mundo!" (frase atribuída a Mahatma Gandhi).