sexta-feira, 22 de abril de 2011

ÉTICA E MORAL



Falar de Ética ou Moral pode-se considerar um grande dilema, "ser ou não ser" principalmente nos dias atuais onde os conceitos sofreram grandes mudanças de interpretação, o progresso gerou educação de baixa qualidade, problemas sociais e necessidade de ganhos para sobrevivência a qualquer custo.

Ser ético ou ter moral atualmente é diferente de séculos anteriores e varia de acordo com a região, país, profissão e cultura. O conceito de pensamento livre deram as pessoas o direito de achar certo ou errado determinada coisa ou idéia, o que na idade média a igreja era detentora dos conceitos de certo e errado, depois o estado determinava a regras isso até chegarmos aos dias atuais.
Todo o dilema dar-se-á em torno das pessoas e sua liberdade de pensamento onde, apresentamos dilemas morais então, somos seres morais, já a ética rodeia a consciência moral, apreciação espontânea de sua própria conduta, juízo de fato e juízo de valores. Os filósofos mostram que vulgarmente esta relacionada com aspectos culturais, onde tiveram origem.
Historicamente a imagem que temos dos Romanos esta relacionada com sua força no agir, onde surgiu o termo "MORIS" traduzido por moral que significa costumes. O termo grego "ETHOS" traduzido por ética, pode significar tanto costumes quanto caráter conforme varia a grafia em grego.
Estes aspectos culturais baseados no agir e o pensar, dos Romanos e Gregos levaram a interpretar e ver a ética e a moral como coisas distintas:
ÉTICA: ligada as obrigações do homem;
MORAL: ciência dos costumes.

Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida".  O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário