quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O POVIR DO BRASIL

Aqui temos partes da palestra "O Porvir do Brasil", realizada em abril de 1938 no Rio de Janeiro pelo famoso e conceituado teosofista (e, na época, Presidente da Sociedade Teosófica) C. Jinarajadasa:
"É esta a minha terceira visita ao Brasil... Por que me abalancei ao desconforto e dispêndio de uma viagem tão longa? - Em primeiro lugar, porque o meu dever é explanar as idéias filosóficas de Teosofia em todos os países, aos que buscam a verdade. ... Em segundo lugar, porém, é porque o Brasil tem um papel especial a realizar no desenvolvimento de toda a Sul-América, ... A importância do Brasil não reside meramente no seu tamanho como a maior das nações do Sul em área e população. Um país como a Argentina, com sua grande energia e rapidez de desenvolvimento, pode bem rivalizar com o Brasil em muitos departamentos da vida. A argentina, com seu idioma espanhol comum a toda a América do Sul e Central, com exceção do Brasil, pode seguramente exercer uma influência maior que a do Brasil. É isto que ressalta ao observador vulgar. - Eu, porém, não sou observador vulgar, acompanho uma visão que me foi dada pelos meus Instrutores. Eles mostraram-me algo do futuro, e é por causa dessa visão que dediquei tanto tempo ao Brasil. ... Ora, Deus tem um plano para a América do Sul. Foi por causa desse plano que Ele vos trouxe ... da Europa para aqui, para as múltiplas nações que constituem a América do Sul. Tendo-vos trazido para aqui, está Ele criando lentamente uma nova raça. Está combinando por exemplo, no Brasil, as raças branca, preta e vermelha, para produzir um novo tipo. A nova variante da Raça Ariana, que nós teosofistas, denominamos a sétima sub-raça, aparecerá no decurso dos séculos sobre toda a América do Sul; mas está já começando a aparecer no Brasil. ...
- Porém, mais importante do que o tipo físico são a mentalidade e os atributos emocionais da nova raça. E é neste ponto que o Brasil pode tomar a dianteira a toda a América do Sul.
... Todo esse elemento estético, inato no vosso temperamento, vos está predispondo a tomardes a dianteira da nova era a vir para a América do Sul - a Era da Intuição. - As grandes conquistas na ciência e no desenvolvimento material do futuro serão devidas muito mais aos processos da intuição do que aos da mente. O Homem Novo distinguir-se-á pela sua intuição. - Ora, a intuição une: é cheia de ternura e fraternidade. Tornai intuitiva a nação brasileira, e então o vosso Brasil orientará toda a América do Sul em direção a uma Era de Paz e Fraternidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário