domingo, 20 de fevereiro de 2011

SOU O QUE PENSO


Você já parou para analisar que quando acordamos pela manha, são os nossos pensamentos que irão determinar como será o nosso dia?
Algumas pessoas, já acordam pela manha resmungando e reclamando de tudo, seja do tempo chuvoso, da falta de sol, do calor excessivo, do transito, do café frio, da correspondência que não chegou, enfim, poderíamos fazer uma imensa lista de coisas, aonde a reclamação ainda faz parte do dia-a-dia, de grande numero de pessoas.
Tem coisa pior do que encontrar uma pessoa que só reclama de tudo e de todos?

Costumo dizer que quando as pessoas resolvem mudar seu padrão mental, ou seja, fazendo uma simples operação mental, transformando seus pensamentos negativos em positivos, muitas coisas boas começam a acontecer.
Certa vez ouvi uma explicação sobre a tal “crise” que afeta grande numero de pessoas. Diziam que a crise não existe, o que existe são pessoas que comungam dos mesmos pensamentos negativistas em relação ao alguma situação, gerando desta forma um pensamento coletivo que poderá afetar grande numero de pessoas.

Não fazemos idéia do quanto nossos pensamentos refletem nossa maneira de ser, de agir e, sobretudo, de pensar.
Na grande maioria das vezes, estes pensamentos são tão inconscientes quanto a nossa vida.
Imagine-se atravessando um imenso rio. Se parar para pensar e analisar o seu pulo antes de saltar na água do rio, poderá pensar: vou saltar, mas vou por ali, pois parece mais seguro, ou ainda, vou tentar me segurar naquele tronco e ir devagarzinho até alcançar aquela margem.
Se eu me jogar sem pensar ou analisar as conseqüências do meu ato, posso ser tragada pela correnteza do rio, bater a cabeça na pedra, me afogar, enfim, as situações negativas podem ser muitas, quando não temos consciência daquilo que pensamos e consequentemente das situações que vamos enfrentar.

Lembremos de que todo pensamento gera uma ação, que por sua vez acaba se manifestando nos gestos, no jeito, no estado emocional e nas atitudes de grande numero de pessoas. Pensamento é energia e o tipo de pensamento que temos ira determinar o tipo de energia que esta conosco naquele momento.
Por isso se acordamos pela manha, agradecendo o dia, procurando mentalizar coisas positivas mesmo antes de abrir os olhos, com certeza, nosso dia será ótimo e, desta forma, atrairemos pessoas, situações afins que irão sintonizar conosco, por uma questão de afinidade mental.

Se inicio o meu dia resmungando de tudo e de todos, acabarei atraindo situações similares, ou seja, coisas e pessoas negativas virão fazer parte do meu cenário matutino. Posso ir para o trabalho e de cara já encontro um transito tumultuado, filas quilométricas, pessoas estressadas e mal humoradas.
Ao contrario, se estou de bem com a vida e meus pensamentos estão harmonicos, acabo encontrando um transito que flui, uma vaga que surge inesperadamente, pessoas simpáticas e prestativas e tudo de maravilhoso acaba nos acontecendo.

Pensar é uma atividade inerente do ser humano e tudo o que fazemos envolve nossos pensamentos, por isso eles são tão importantes e merecem nossa atenção, ou seja, precisamos aprender a nos tornarmos conscientes do que pensamos.
Assim como podemos comer inconscientes, sem muitas vezes, sentir o verdadeiro sabor da comida, podemos tambem agir inconscientemente em função dos pensamentos que borbulham na nossa mente.

Uma boa dica para ficarmos conscientes dos nossos pensamentos e sermos nossos próprios observadores, observando de que forma agimos ou interagimos com as pessoas através dos nossos pensamentos.
O que é estar consciente de seus pensamentos? É fazer as coisas observando o que esta passando pela sua mente. Se estiver caminhando, fique consciente de si mesmo. Quando estiver com raiva, fique consciente de sua raiva, torne-se um observador dela.
A mesma coisa acontece quando ficamos irritados - algum pensamento gerou esta irritação que, por sua vez ao ser observado por nós mesmos, acabara sendo amenizada através da nossa consciência.

Sempre podemos estar escolhendo o que queremos para nossa vida ao acordarmos pela manha: se um dia feliz ou um dia ruim. Saber viver é saber escolher entre o que queremos e o que não queremos, escolhendo entre ficar tristes ou alegres, reagir desta ou daquela maneira, perante as situações da vida.
Podemos mergulhar no mundo das reclamações e lamurias ou podemos escolher viver em plenitude, aproveitando os desafios que a vida nos oferece, para tirar os aprendizados necessários ao nosso crescimento evolutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário